Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Técnico Superior de Segurança no Trabalho
  4. Controlo de Riscos Profissionais

Controlo de Riscos Profissionais

Código 16170
Ano 1
Semestre L0
Créditos ECTS 4
Carga Horária T(20H)/TP(20H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Objectivos de Aprendizagem Compreender a importância dos princípios gerais da prevenção na gestão do risco. Identificar a hierarquia de implementação de medidas e a importância da mesma. Identificar e aplicar medidas de controlo de segurança, estabelecendo planos de ação e medidas de contenção. Aplicar critérios de implementação de medidas Implementar e concretizar processos práticos e multidisciplinares de implementação de medidas de segurança, reconhecendo critérios técnicos e específicos para a sua implementação.
Conteúdos programáticos Princípios gerais de prevenção Medidas de prevenção e de proteção (medidas de engenharia, organização do trabalho, formação, informação, proteção coletiva e individual) Medidas de engenharia (modificação de processos e equipamentos, processos por via húmida, manutenção, ventilação, acústica, isolamentos, barreiras, amortecedores, etc.) Medidas organizacionais (gestão dos tempos de exposição aos fatores de risco, procedimentos, rotação e permuta de trabalhadores, sistemas de coordenação, arrumação e limpeza dos locais de trabalho) Medidas de informação e formação Medidas de proteção coletiva: critérios de seleção, manutenção e conservação dos equipamentos de proteção coletiva Equipamentos de proteção individual (tipos, componentes, órgãos a proteger, classes de proteção) e respetivos critérios de seleção Critérios de utilização, manutenção e conservação dos equipamentos de proteção individual Sinalização de segurança: critérios de seleção, instalação e manutenção
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica e prática, com uma forte demonstração da aplicabilidade prática através de trabalhos e exemplos práticos complementados por trabalhos de pesquisa e práticos sempre que possível Estas abordagens incluem a análise de casos e a resolução de problemas potenciados por estratégias de simulação e exercícios de avaliação. Estarão na base da avaliação 1 testes de avaliação e 1 trabalho prático.
Bibliografia principal Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e Controlo de Riscos (2.ª Reimpressão da 2.ª Edição de 2004 (2006)) de Manuel M. Roxo ISO 45001 Guidelines HSE e NIOSH Normas internacionais especificas (EPI, Máquinas, entre outros), Legislação nacional e comunitária.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-01-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.