Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Ergonomia e Design

Ergonomia e Design

Código 16455
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 4
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Ciência e Tecnologia
Objectivos de Aprendizagem 1. Compreender a contribuição da Ergonomia no processo de design e concepção de produtos;
2. Compreender os conceitos e princípios da Ergonomia Física, especificamente os aspectos biomecânicos e antropométricos aplicados ao design de produtos;
3. Saber seleccionar as metodologias de análise e intervenção ergonómica adequadas à tipologia do projecto, e aplicá-las nas diferentes etapas de desenvolvimento de produtos;
4. Compreender a importância de projectar produtos que apoiem as capacidades mentais dos utilizadores;
5. Saber identificar os requisitos essenciais para melhorar a experiência dos utilizadores nomeadamente, requisitos de usabilidade, conforto e segurança;
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Ergonomia.
2. Ergonomia Física: Biomecânica e Antropometria.
3. Intervenção Ergonómica. Ergonomia aplicado ao design dos ambientes de trabalho
4. Ergonomia Cognitiva.
5. Interface. Interface homem-maquina
6. Projeto de avaliação de interface. Usabilidade, Acessibilidade, Emotividade/Afetividade.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta unidade curricular tem a duração de um semestre lectivo, envolvendo 45 horas de contacto com o docente e 67 horas de trabalho autónomo (total: 112 horas). As aulas terão duas componentes: Expositiva (onde o docente apresentará a matéria e pontos de análise); Prática (onde o docente promoverá um exercício prático). As aulas assumirão uma abordagem de aprendizagem PBS "Problem Based Solving".
Este plano de aula com avaliação contínua incentiva o envolvimento constante dos alunos ao longo do curso. A avaliação é realizada através de 1 prova escrita (50%), 1 trabalho prático (40%) e exercícios práticos individuais a desenvolver nas aulas (10%).
Os alunos deverão obter uma classificação final mínima de 9.5 valores para aprovação na disciplina. Consideram-se como não adimitidos a exames estudantes com uma classificação inferior a 6 valores em alguma das componentes da avaliação.
Só é possível obter melhoria da nota através da realização de um exame final.
Bibliografia principal Bridger, R.S. (2003) Introduction to Ergonomics. New York: Taylor and Francis, Inc.
Completo, A., Fonseca. F. (2011) Fundamentos de Biomecânica Músculo, Esquelética e Ortopédica. Publindústria.
Crandall, B., Klein, G., Hoffman, R. (2006) Working Minds: A Practicioner´s Guide to cognitive Task Analysis. Cambridge: The MIT Press.
Lowdermilk, T. (2013) User-Centred Design: A Developer’s Guide To Building User Friendly Applications. O’Reilly Media Inc.
Norman, D. (2013) The Design of Everyday Things Revised and Expanded Edition. New York: Basic Books.
Pheasant, S., Haslegrave, C.M. (2006) Bodyspace: Anthropometry, Ergonomics and the Design of Human Work, Third Edition. London: Taylor& Francis.
Rubin, J., Chisnell, D. (2008) Handbook of Usability Testing, Second Edition: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests, Second Edition. Indianapolis: Wiley Publishing, Inc.
Salvendy, G. (2012) Handbook of Human Factors and Ergonomics, 4th Edition. New York: John Wiley & Sons,
Língua Português
Data da última atualização: 2025-09-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.