Código |
16633
|
Ano |
2
|
Semestre |
S2
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
OT(15H)/TP(45H)
|
Área Científica |
Arte e Design
|
Objectivos de Aprendizagem |
Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo primordial que o estudante adquira conhecimentos aprofundados no domínio da Arte Contemporânea, compreendendo-a — a partir da sua abrangência e complexidade — como articulação e resultado de distintos fenómenos e circunstâncias, sejam elas de carácter histórico, sociológico, antropológico ou artístico. Pretende-se facilitar a compreensão da relação entre arte e imaginário (individual e colectivo), explorando o modo como, ao longo do século XX e até aos nossos dias, essa relação se desenvolve e manifesta como expressão, comunicação, intenção e/ou compromisso, abrindo caminho a uma discussão crítica e interdisciplinar da identidade, da autoria e das suas respectivas nuances. A UC almeja ainda promover o entendimento da produção artística como fenómeno plural e transversal, resultante de uma sociedade globalizada, atravessada por distintos discursos de crise e pela mediação tecnológica, que a Arte Contemporânea assimila ou recusa.
|
Conteúdos programáticos |
Objecto — Conceito — Experiência; Arte e Transformação Social; Metamorfose da Noção de Valor; A "Morte" do Objeto e do Autor no Século do Ego; Guerras, Pós-Guerras e seu Impacto nas Artes; Da Arte (como) Política à Política da Arte; A Desocultação do(s) Outro(s) da/na Arte; Neutralidade / Compromisso / Desvio; Sociedade Cibernética e Expressões Artísticas Emergentes; Arte, Intermedialidade e Transmedialidade.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
As metodologias de ensino aplicadas a esta UC passam pela exposição e discussão crítica dos conteúdos programáticos com recurso a materiais de apoio de distintos formatos, procurando que o estudante se posicione criticamente, exponha e fundamente as suas opiniões, e sistematize resultados de estudo e pesquisa, apresentando-os tanto oralmente como por escrito. A avaliação é contínua e assenta na realização, individual e em grupo, de 4 elementos aos quais correspondem diferentes percentagens da classificação final. Todos os estudantes que frequentem o período de avaliação contínua têm acesso a exame, em qualquer das Épocas definidas para o mesmo (Normal / Recurso), dentro do regulamentado para o efeito pela Universidade da Beira Interior.
|
Bibliografia principal |
Argan, G. C. (1998). Arte e Crítica de Arte. Estampa.
Benjamin, W. (1992). Sobre arte, técnica, linguagem e política. Relógio d'Água.
Dalle Vacche, A. (2012), (ed.). Film, art, new media: museum without walls?, Palgrave Macmillan. Houndmills.
Danto, A. C. (2002). Despues del fin del arte: El arte contemporaneo y el linde de la historia. Paidos.
Dempsey, A. (2011). Styles, Schools & Movements. Thames & Hudson.
Eco, U. (2009). História da beleza. Difel.
Foster, H. et al (2007). Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Thames & Hudson.
Freedberg, D. (1992). El Poder de las Imágenes: estudios sobre la Historia e la Teoria de la Respuesta. Catedra.
Holzwarth, H. W. (2013), (Ed.). Art Now!. Taschen.
|
Língua |
Português
|