Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  4. Laboratórios de Informática

Laboratórios de Informática

Código 16665
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivos: (i) introduzir conceitos base da Inteligência Artificial e Ciência de Dados e a sua aplicação em contexto de trabalho; (ii) fornecer uma estrutura e formato base para relatórios técnicos, bem como dotar o aluno de competência para realizar estes usando LaTeX; (iii) mencionar, configurar e explorar ambientes e ferramentas de programação e desenvolvimento; e (iv), desenvolver aptidões de gestão de projetos de programação, nomeadamente gestão de versões, automação de tarefas de desenvolvimento, e boas práticas de programação e documentação. Em termos de competências, pretende-se conseguir que o aluno seja capaz de: configurar o ambiente de trabalho e manusear ferramentas de desenvolvimento; gerir versões de um projeto de software; lidar com o ambiente de linha de comandos e projetos de programação; e elaborar relatórios técnicos com qualidade usando o sistema tipográfico LaTeX.
Conteúdos programáticos 1. Importância de Inteligência Artificial e Ciência de Dados
2. Estrutura de Relatórios
3. Criação de Relatório Técnico
4. Ambientes de Linha de Comandos
5. Ferramentas de Gestão de Trabalho
6. Ambientes de Desenvolvimento Integrado
7. Git - Controlo de Versões
8. Documentação de Código
9. Uso de Inteligência Artificial em Contexto de Trabalho
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos desta UC são expostos em aulas teóricas (método expositivo e interativo) e a sua vertente prática é explorada em aulas práticas laboratoriais, regida pela realização de guias laboratoriais. Avaliam-se as componentes teóricas e práticas recorrendo a um Teste Teórico (T), com ponderação de 40% da Classificação Final (CF), um Teste Prático (TP), com ponderação de 25% da CF, e um Trabalho de Grupo (TG), com ponderação de 35% da CF, expresso por:

CF = 0,40 x T + 0,25 x TP + 0,35 x TG

O aluno é aprovado caso obtenha uma classificação superior ou igual a 9,5. Em caso de aprovação no período de ensino-aprendizagem, o aluno é dispensado de exame, embora o possa realizar. O exame substitui a classificação do Teste Teórico (T) (em caso de melhoria), mantendo as classificações das restantes componentes. Em suma:
CF < 5,5 (em 20) => Reprovado e Não Admitido a Exame
CF >= 9,5 (em 20) => Aprovado e Dispensado de Exame
Restantes casos => Reprovado e Admitido a Exame
Bibliografia principal Pedro R. M. Inácio, Tiago Roxo e Tiago M. C. Simões, Introdução a Conceitos Base de Engenharia Informática - Apontamentos de Apoio e Guias Laboratoriais de Laboratórios de Programação, UBI - Universidade da Beira Interior: Serviços Gráficos, September 2021, ISBN: 978-989-654-785-1. Available: https://www.di.ubi.pt/~inacio/icbei-ebook.php
Scott Chacon and Ben Straub, “Pro Git (2nd edition),” Apress, Berkely, CA, USA, 2014. [Online.] Last Access: April 9, 2017. Available: https://git-scm.com/book/en/v2
Tobias Oetiker, Hubert Partl, Irene Hyna, and Elisabeth Schlegl, “The Not So Short Introduction to LaTeX,” 2008. [Online.] Last Access: September 9, 2025. Available: http://tobi.oetiker.ch/lshort/lshort.pdf.
P. Deitel and H.M. Deitel, “C: How to Program (6th edition),” Prentice Hall, 2009
Brian W. Kernighan and Rob Pike, “The Practice of Programming,” Addison-Wesley, 1999. ISBN 0-201-61586-X.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-09-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.