Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Inteligência Artificial e Ciência de Dados
  4. Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística

Código 16670
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Aulas teórico-práticas em regime presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem •Dotar o Aluno de conhecimentos básicos em teoria das probabilidades, variáveis aleatórias e distribuições teóricas mais importantes.
•Familiarizar o Aluno com os conceitos e métodos mais importantes no âmbito da inferência estatística, possibilitando-lhe a aplicação destes a situações reais.
Após aprovação nesta UC, o Aluno deverá ser capaz de:
O1. Formalizar corretamente problemas que envolvam o resultado de experiências aleatórias.
O2. Identificar os modelos probabilísticos em causa, suas propriedades e relação com outros modelos.
O3. Formalizar corretamente problemas que envolvam o resultado de experiências aleatórias.
O4. Demonstrar conhecimentos no domínio da inferência estatística, com relevo para a inferência paramétrica.
O5. Demonstrar predisposição permanente para aprendizagem individual e em grupo.
O6. Demonstrar capacidade na interpretação e análise dos resultados obtidos através de um software estatístico, resultantes da aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Conteúdos programáticos 1 - Teoria das probabilidades: Probabilidade condicional e independência. Teorema da probabilidade total e Teorema de Bayes.
2 - Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade.
3 - Distribuições teóricas: Distribuições discretas. Distribuições contínuas.
4 - Estimação pontual e intervalar.
4.1 - Estimação Pontual. Algumas propriedades dos estimadores.
4.2 - Noção de intervalo de confiança. Intervalos de confiança para médias, variâncias e proporções.
5 - Testes de hipóteses paramétricos: conceitos fundamentais. Testes de hipóteses para médias, proporções e variâncias.



Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. A aferição dos conhecimentos e das competências adquiridas pelos estudantes no âmbito do processo de ensino-aprendizagem é realizada através de duas provas de avaliação (Prova1+Prova2), cada uma classificada na escala de 0 a 10 valores.
2. A Classificação de Ensino-Aprendizagem (CEA) é calculada de acordo com a seguinte fórmula: CEA = Prova 1 + Prova 2
3. A dispensa de exame final é concedida aos estudantes que obtenham uma CEA igual ou superior a 9,5 valores.
4. É atribuída a menção de “Frequência” aos estudantes que cumpram cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Presença em, pelo menos, 50% das aulas lecionadas;
b) Obtenção de uma CEA igual ou superior a 5 valores e inferior a 9,5 valores.
5.O critério de assiduidade previsto na alínea a) do número anterior não é aplicável aos estudantes abrangidos por estatutos especiais,, nos termos da legislação nacional em vigor e dos regulamentos institucionais da UBI aplicáveis.
Bibliografia principal •Pedrosa, A. e Gama, S. (2004). Introdução computacional à Probabilidade e Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
•Murteira, B. (1990). Probabilidades e Estatística. Vol I e II(2ª ed.) McGraw-Hill.
•Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2006). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Volume I, 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian.
•Rohatgi, V. K. (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. J. Wiley & Sons, New York.
•Ross, S. M. (1987). Introduction to Probability Theory for Engineers and Scientists. J. Wiley & Sons, New York.
Língua Português
Data da última atualização: 2026-03-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.