Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Arquitetura
  4. Seminário de Teoria e História da Arquitetura e do Património

Seminário de Teoria e História da Arquitetura e do Património

Código 17326
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(3H)/S(9H)/T(3H)/TP(6H)
Área Científica Teoria e História da Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem A UC enquadra-se no plano de estudos do 3º Ciclo em Arquitectura e pretende transmitir conhecimento avançado nas áreas de Teoria e História da Arquitectura e Património como complemento à investigação conducente à elaboração de teses de doutoramento. O objetivo geral desta UC é aprofundar o conhecimento no âmbito da teoria e prática aplicada à caracterização dos edifícios num contexto multidisciplinar. As seguintes competências serão desenvolvidas nesta unidade curricular:
a) Domínio sobre o estado da arte da investigação no âmbito da Teoria e História da Arquitectura e do Património;
b) Compreensão e validação da multidisciplinariedade na investigação em Arquitectura;
c) Reconhecimento e compreensão da importância da contextualização quando há intervenção em edifícios históricos e/ou patrimoniais;
d) Domínio das ferramentas e dos fundamentos da Teoria e História da Arq. e do Património aplicados à análise de edifícios históricos e/ou patrimoniais e suas componentes específicas.
Conteúdos programáticos 1. Pesquisa sobre edificações históricas e / ou patrimoniais numa perspectiva multidisciplinar com base na Teoria e História da Arquitetura e do Património;
2. Recursos de investigação e sistematização;
3. Edifícios históricos e Património Arquitectónico;
4. Edifícios históricos – o edifício e os seus elementos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Esta UC tem a duração de 1 semestre letivo, envolvendo 21h de contacto com os docentes. A aprovação a esta unidade curricular confere ao estudante 7,5ECTS. As horas de contacto estão organizadas do seguinte modo: 3h de aulas teóricas (T), onde é feita a exposição dos conteúdos programáticos; 6h de aulas teórico-práticas(TP) e 9h de seminário (S), onde é feita a exposição dos conteúdos programáticos e debatidos os conceitos e ideias subjacentes aos conteúdos programáticos; 3h de orientação tutórica (OT) devendo o estudante desenvolver um trabalho independente baseado no programa da UC. O aluno deve realizar um trabalho de investigação teórico em função do tema geral do doutoramento. O ensino envolve sessões tutoriais e de discussão sendo a avaliação efetuado pela realização de um ou mais trabalhos classificados em função da sua qualidade (valorizada pela escrita de um artigo científico).
a) Avaliação continua/Participação...20%
b) Trabalho Teórico: Redação artigo científico...80%
Bibliografia principal DINIZ, F.M.L. (2014). Levantamento arquitectónico para intervenção no património vernacular edificado: casos do interior beirão; UBI.
GRACIA, F. (1992). Construir en lo construido; NEREA; Madrid.
HUBBARD JR, H. (1995). Theory for practice; The MIT Press.
JENCKS, C., KROPF, K. (2003). Theories and Manifestoes of Contemporary Architects; Willey-Academy.
MARTINS, A. M. T., CARLOS, J. S., NEPOMUCENO, M.C.S. (2017). “Built Heritage Research and Education” in EDULEARN17 Proceedings; IATED.
MILHEIRO, A.V. (2016). "Na Pele do Arquitecto – O ensino da História da Arquitectura Portuguesa. Introdução à Investigação" in Carvalhosa, S. (ed). Manual de Práticas de Integração da Investigação no Ensino; ISCTE-IUL.
MONTANER, J. (1999). Arquitectura y crítica; GG; Barcelona.
NESBITT, K. (ed.) (1996). Theorizing a new agenda for architecture; Princeton Architectural Press, NY.
TAVARES, A. (2016). The Anatomy of the Architectural Book; Larss Müller Publishers.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-10-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.