|
Objectivos de Aprendizagem |
Na unidade curricular "Desenho para Arquitetura II/1" do segundo ano da UBI, os objetivos de aprendizagem visam desenvolver competências essenciais para a prática arquitetónica. Os alunos são incentivados a aprimorar as suas capacidades de observação, análise crítica e criatividade, fundamentais na concepção de projetos. A exploração das potencialidades gráficas dos diferentes materiais e instrumentos permite aos estudantes expressar as suas ideias de forma mais eficaz.Os objetivos específicos, como compreender o significado de esboço, utilizar o registo gráfico como ferramenta criativa e executar perspetivas com noções de ponto de fuga, são compatíveis com métodos de ensino que promovem a prática ativa e a experimentação. Adicionalmente, o entendimento da figura humana e a importância da luz na arquitetura são abordados, preparando os alunos para considerações espaciais e funcionais.A integração de tecnologia nas apresentações e portfolios complementa o “Know-how”do aluno,
|
|
Conteúdos programáticos |
O conteúdo programático da disciplina de Desenho para Arquitetura II/1 centra-se no estudo dos objetos à escala da figura humana e do espaço, abordando várias dimensões essenciais. A perspetiva é uma das principais temáticas, onde os alunos compreendem o significado de ponto-de-fuga e aprendem a esquissar com base nas noções geométricas da perspetiva, incluindo a aplicação da Regra de Ouro. A figura humana é analisada em termos de escala, volumetria e proporção, explorando a sua relação intrínseca com a arquitetura. A perceção do espaço e a sua representação gráfica são igualmente discutidas. A cor é abordada nas suas potencialidades expressivas no campo gráfico, enriquecendo a comunicação visual.Adicionalmente, os alunos são introduzidos ao registo digital, aprendendo a manusear programas de desenho assistido por computador e a elaborar um portefólio digital. Por fim, a linguagem de esboço é enfatizada como uma forma de comunicação e um auxílio ao processo criativo.
|
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A avaliação terá foco nas capacidades de comunicação e expressão, tanto a nível gráfico/digital como nas apresentações orais e defesa das opções tomadas.Comunicação e Expressão: A capacidade de comunicar ideias de forma eficaz é essencial. Os alunos serão avaliados na sua expressão gráfica, incluindo a clareza e a criatividade das suas representações visuais. Isto abrange tanto os esboços feitos à mão como os trabalhos digitais. Adicionalmente, as competências de apresentação oral serão avaliadas. Qualidade do Registo Gráfico: A avaliação considerará a qualidade do trabalho gráfico produzido, abrangendo tanto técnicas de desenho à mão livre como o recurso a ferramentas digitais. Espera-se que os alunos demonstrem proficiência em ambos os formatos.
|
|
Bibliografia principal |
CONSIGLIERI, Victor, A Morfologia da Arquitectura, Editorial Estampa , Volume 7 e 8, 2000 DAUCHER, Hans - Modos de Dibujar. Editorial Gustavo Gili, S.A. , 1987. DOMINGUEZ, Redondo e YANES, Magali Delgado, Desenho Livre para Arquitectos, Editorial Estampa, 2004 GOLDSTEIN, Nathan - Figure Drawing. Prentice - Hall, Inc., Englewood Cliffs, 1976. ITTEN, Johannes - Art de la couleur. Dessain & Tolra, Paris, 1990. JUROSZEK, Steven / CHING, Francis - Representação Gráfica para Desenho e Projecto, Editorial Gustavo Gili, S.A.1998 LUPTON, Ellen, La Bauhaus y Ia Teoria dei Diseno, G.G. , Barcelona , 1994 MASSIRONI, Manfredo , Ver Pelo Desenho , Edições 70, 1989 Porto,1997. NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Houghton Mifflin Company, Boston, 1969. SAUSMAREZ , Maurice de , Desenho Básico, Editorial Presença, 2011, PINTO, Luís, Desenho Perceção e Forma, Edições Colibri, Lisboa.
|