Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Marketing Estratégico

Marketing Estratégico

Código 5800
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não tem
Objectivos de Aprendizagem Estratégias de marketing superiores são essenciais para o sucesso do negócio. Os principais desafios incluem: desenvolver uma visão compartilhada por toda a organização sobre o mercado; identificar oportunidades de entrega de valor superior aos clientes; posicionar a organização e suas marcas no mercado para atingir o equilíbrio entre competências distintivas e oportunidades de valor; reconhecer os benefícios potenciais de parceria com os diferentes stakeholders, e adaptar continuamente a organização para implementar e gerir as estratégias de marketing mais adequadas.
Resultados de aprendizagem
- Fazer perceber aos alunos como as empresas são impulsionadas pelo mercado e orientam as suas estratégias com base em um entendimento comum dos mercados e da concorrência.
- Preparar os alunos para desenvolver uma análise da estratégia, o planeamento e as habilidades de controle através da aplicação de conceitos de marketing de estratégico
- Proporcionar oportunidades de desenvolver capacidades argumentativas em aula através da análise de caso de empresas.
- Desenvolver nos alunos a capacidade para trabalhar em grupo e para aproveitar as sinergias daí resultantes
- Desenvolver nos alunos competencias para a preparação de relatórios objectivos e com a estrutura adequada
- Desenvolver competencias de comunicação oral e escrita
- Estimular nos alunos o gosto pela pesquisa e pela consulta de bibliografia especializada.
Conteúdos programáticos PARTE I -– Fundamentos do marketing estratégico
1.1 – Conceitos gerais de estratégia
1.2 – Definição de negócio, missão, visão e objetivos da empresa
1.3 – Identificar e estrutrar oportunidades de crescimento
1.4 –Formulação das estratégias produto – mercado
1.5 – O plano de marketing
PARTE II – O Processo de marketing estratégico
2.1 – Estratégias de orientação para o mercado
2.2 - Mercados, cenário competitivo e segmentação estratégica
2.3 – Opções estratégicas da empresa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os estudantes serão avaliados na disciplina de forma a estimular a sua auto aprendizagem, valorizando o trabalho desenvolvido, dentro e fora da sala de aula.
Parâmetros da avaliação:
- Assiduidade 5%
- Realização de trabalhos individuais 5%
- Realização de trabalhos de grupo 30%
- Realização de um teste de avaliação 60%
Bibliografia principal - Applied Strategic Marketing; A step by step approach, (2019), Karel Jan Anselm, Routledge Editors
- Marketing Strategy and Competitive Positioning (2017), by Edition Hooley, Piercy, Nicoulaud & Rudd, 6th Edition Pearson Editors
-Marketing Strategy: A Decision-Focused Approach (2014), By Orville Walker and John Mullins 8th Edition Mcgraw Hill
- ANSOFF, Igor, (1965 ); “Corporate Strategy”, McGraw-Hill Edt.
- PORTER, Michael (1980); “Competitive Strategy :techniques for Analyzing Industries and Competitors, Free Press.
- PORTER, Michael (1985): “Competitive advantage: Creating and SustainingSuperior Performance”, Free Press.


Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.