Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioengenharia
  4. Introdução à Bioengenharia

Introdução à Bioengenharia

Código 9085
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Bioengenharia
Tipo de ensino Presencial e com recurso a e-learning.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem um caráter introdutório, de esclarecimento aos alunos que ingressaram na licenciatura de Bioengenharia. Tem por objetivo apresentar temas pertinentes com vista a fornecer ao aluno uma visão da licenciatura assim como da área de Bioengenharia.
Portanto, os objetivos de aprendizagem são: Compreender e relacionar os contextos da Bioengenharia. Identificar o papel do licenciado em Bioengenharia no contexto profissional. Explorar, compreender e aplicar as diferentes metodologias de pesquisa bibliográfica e formas de comunicação e divulgação científica na área da bioengenharia.
Desenvolver as capacidades para a geração de conhecimento através da investigação científica, bem como da análise e tratamento da informação recolhida.
Desenvolver as capacidades para a aplicação de conhecimentos científicos e práticos multidisciplinares em projectos inovadores em contexto real.
Conteúdos programáticos A Bioengenharia. Desafios que se apresentam aos profissionais licenciados nesta área e a perspectiva aquando da sua inserção em equipas interdisciplinares. Modelos matemáticos e físicos dos sistemas e órgãos biológicos. A bioinformática. A bioelectricidade. O controlo e simulação dos sistemas biológicos. A concepção de equipamento clínico e de órgãos artificiais. A monitorização e controlo de actividades terapêuticas e cirúrgicas. Os sistemas periciais de diagnóstico. Engenharia de tecidos e biomateriais.
Bibliografia principal Publicações em revistas científicas da especialidade, com indexação ao ISI.
Publicações em livro:
“Bioengineering Fundamentals”, Ann Saterbak, Ka-Yiu San and Larry V McIntire, Pearson Prentice Hall Bioengineering, 2007.
“Introduction to Bioengineering”, S. A. Berger, W. Goldsmith and E. R. Lewis, Oxford University Press, 2000.
“Understanding The Human Machine: A Primer For Bioengineering (Series on Bioengineering & Biomedical Engineering)”, Max E. Valentinuzzi, World Scientific Publishing Company, 2004.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.