Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Têxtil
  4. Logística e Distribuição

Logística e Distribuição

Código 9584
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciências Sociais e Humanas
Tipo de ensino --Presencial; Teórico-Prático
Estágios --Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Com o presente programa da Unidade Curricular, pretende-se desenvolver conhecimentos prático/científicos atualizados sobre temáticas estratégicas na gestão da produção visando a optimização dos processos, tanto em empresas industriais, como em empresas de serviços.
Analisar e aplicar ferramentas e metodologias usadas na gestão das Operações no contexto da optimização dos processos, com especial realce para as existentes dentro da Filosofia Lean.

Espera-se também que o aluno consiga compreender as especificidades inerentes a cada canal de distribuição, explorar os fatores que concorrem para a existência e funcionamento de qualquer ponto de venda em condições de distribuição eficiente, relacionar o layout do estabelecimento com o tipo e a filosofia do ponto de venda e compreender a necessidade de o atualizar, em função dos novos estilos de vida e do gosto dos consumidores. O Franchising como estratégia de expansão e internacionalização dos negócios também é estudado.
Conteúdos programáticos PARTE I

CAP 1 – LEAN THINKING
1.1 Cadeia de Valor
1.2 - Conceito e tipos de desperdício
1.3 - Ferramentas lean
1.4 - Conceito “One piece flow”
1.5 - O método Kanban
1.6 - Diagram Spaghetti
1.7 - Sistema 5S
1.8 - SMED (Single-Minute Exchange of Dies)
1.9 - Value Stream Mapping

PARTE II
CAP 1 – CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
1.1 Evolução
1.2 Tipologias
1.3 Características/Vantagens/Desvantagens
1.4 Novos conceitos Comerciais

CAP 2 – FRANCHISING (FRANQUIA)
1.1 Conceito
1.2 Tipo de franquias
1.3 Características/Vantagens/Desvantagens
Bibliografia principal James P. Womack e Daniel T. Jones (2005) “Lean Solutions: How Companies and Customers Can Create Value and Wealth Together”, Free Press.
Carvalho, José Crespo, Dias, E. (2004) Estratégias Logísticas, Edições Sílabo.
Carvalho, José Crespo de, 2004, A Lógica da Logística , Edições Sílabo
Christopher, Martin (2005), Logistics and Supply Chain Management, Pitman Publishing/Financial Times.
Moura, Benjamim, Logística: Conceitos e Tendências, ISBN: 989-615-019-2, 1ª Ed. /2006.
Castro, Enrique, Distribuición Comercial, McGraw Hill, 3ª Ed., 2004, ISBN: 84-481-4074-5.
Levy, Michael e Weitz, Barton, Retailing Management, 5ª Ed. McGraw-Hill, 2004.
Frank, Hoy e Stanworth, John, Franchising: An International Perspective, Routledge, 2003.
Caetano, Rolando Joaquim  Santos, (2004),
Merchandising, A Comunicação no Ponto de
Venda, Edições Comunicando 1ª Edição de 2004.
Língua Português
Data da última atualização: 2012-05-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.