Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. Gabinete de Internacionalização e Cooperação
  5. Apoio à Internacionalização
  6. Mobilidade Funcionários
  7. Erasmus+

Erasmus+

Mobilidade Erasmus+ para fins de formação

A mobilidade de funcionários - técnicos e administrativos - e investigadores é uma das atividades previstas no Programa Erasmus+.

Na tipologia Staff Mobility for Training (STT), participantes podem realizar um período de formação, no estrangeiro, em Instituições de Ensino Superior, organizações públicas ou privadas, ou outro local de trabalho pertinente para as funções que exerce. A mobilidade pode assumir a forma de eventos de formação (exceto conferências), orientação no posto de trabalho e/ou períodos de observação, devendo estar ligada ao desenvolvimento profissional.

 

Países elegíveis

São países elegíveis para a mobilidade Erasmus+ para fins de formação, os Estados-membros da União Europeia e Turquia, Noruega, Islândia, Liechtenstein, Islândia, Sérvia, Macedónia do Norte, Suíça e Reino Unido.

 

Elegibilidade

A Staff Mobility for Training (STT) destina-se a funcionários - técnicos e administrativos – e investigadores com vínculo laboral à Universidade da Beira Interior. Bolseiros estão excluídos desta forma de mobilidade.

 

Duração

Mínima de dois dias e máxima de 60 dias úteis de atividade, não sendo contados dias de viagem.

 

Candidatura

A candidatura a mobilidade para fins de formação é realizada uma vez por ano, em data a definir em Edital, devendo ser submetida via formulário online anexando, facultativamente, a Carta-convite da Instituição/Organização de acolhimento. Os resultados são comunicados, aproximadamente, 10 dias úteis após o fecho do período de candidatura, via e-mail, aos candidatos, e divulgados na página institucional do Gabinete de Internacionalização e Cooperação – Setor de Apoio à Internacionalização.

 

Critérios de seriação

A seriação dos candidatos e respetiva atribuição de bolsas realiza-se pela seguinte ordem:

  1. Candidatos que tenham um vínculo contratual por tempo indeterminado ou três contratos de trabalho consecutivos a termo resolutivo certo;
  2. Candidatos que não realizaram mobilidades internacionais (Erasmus + ou ICM) nos últimos dois anos;
  3. Equilíbrio no número de participantes por Serviços e Departamentos;
  4. Pertinência da proposta de trabalho para o cargo ou função que desempenha;

Em caso de empate, dar-se-á prioridade a quem tenha menos experiências em mobilidade internacional.

As candidaturas são avaliadas por um júri composto pelo Coordenador Institucional e elementos da equipa do Gabinete de Internacionalização e Cooperação – Setor de Apoio à Internacionalização.

 

Bolsas

Os participantes podem receber uma bolsa Erasmus+ a título de contribuição para despesas de viagem e de estadia. O valor da bolsa de mobilidade é atribuído tendo em conta a) os dias de mobilidade física do participante, b) o apoio individual per diem varia consoante o país da IES de acolhimento e c) o apoio de viagem varia consoante a distância entre a Covilhã e a cidade da IES de acolhimento. Tabelas de valores de bolsa são estipuladas pela Agência Nacional. Candidatos deverão consultar Edital e demais informação relevante no separador “Candidaturas” em menu lateral.

 

Plataformas com eventos de formação

Candidatos poderão aceder a oportunidades para mobilidade de formação no website IMOTION – Erasmus Staff Training e UNITA – Universitas Montium (aliança de Instituições de Ensino Superior, da qual a UBI é membro-fundador).

 

Reconhecimento da mobilidade

O resultado das mobilidades é reconhecido via Carta-confirmação.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.