Mobilidade Erasmus+ ICM para fins de ensino
O Programa Erasmus+ International Credit Mobility (ICM) permite a docentes da Universidade da Beira Interior a possibilidade de participarem em atividades de mobilidade para fins de ensino (STA – Staff Teaching Assignment) no estrangeiro, em instituições de ensino superior (IES) localizadas fora da União Europeia e com as quais exista um acordo interinstitucional na área de estudo que leciona.
A mobilidade para fins de ensino é uma das missões mais importantes do programa Erasmus+, permitindo promover a dimensão europeia e a qualidade do Ensino Superior junto das comunidades académicas e representa para os docentes uma oportunidade de valorização tanto pessoal como profissional. Docentes terão de ministrar aulas e participar noutras atividades integradas no programa de ensino da instituição de acolhimento e poderão utilizar este tipo de atividade para monitorizar alunos Erasmus+, desenvolver novos projetos de cooperação ou atividades de investigação.
Países elegíveis
Os países e parcerias são identificados anualmente mediante os projetos em vigor. Docentes deverão consultar separador lateral “Acordos Interinstitucionais”.
Elegibilidade
Docentes deverão possuir vínculo contratual com a Universidade da Beira Interior.
Duração
O programa Erasmus+ ICM possibilita a mobilidade para fins de ensino com duração mínima de cinco e máxima de 30 dias úteis de atividade, não sendo contabilizados os dias de viagem.
Candidatura
A candidatura a mobilidade para fins de ensino no âmbito do programa Erasmus+ ICM é realizada uma vez por ano, em data a definir em Edital, devendo ser submetida via formulário online, anexando resumo do Curriculum vitae e, facultativamente, a Carta-convite da Instituição de Ensino Superior parceira.
Os resultados são comunicados, aproximadamente, 10 dias úteis após o fecho do período de candidatura, via e-mail, aos candidatos, e divulgados na página institucional do Gabinete de Internacionalização e Cooperação – Setor de Apoio à Internacionalização.
Critérios de seriação
A seriação dos candidatos e respetiva atribuição de bolsa baseia-se na avaliação da qualidade e adequação do plano de trabalho apresentado, atribuindo prioridade na seguinte ordem:
- Com vínculo contratual por tempo indeterminado;
- Em licença sabática;
- Que nunca tenha realizado uma mobilidade internacional;
- Que não tenha realizado mobilidades internacionais nos últimos dois anos.
Em caso de empate, dar-se-á prioridade ao (à) docente com menor número de experiências de mobilidade internacional.
As candidaturas são avaliadas por um júri composto pelo Coordenador Institucional e elementos da equipa do Gabinete de Internacionalização e Cooperação – Setor de Apoio à Internacionalização.
Bolsas
Os participantes podem receber uma bolsa Erasmus+ a título de contribuição para despesas de viagem e de estadia. O valor da bolsa de mobilidade é atribuído tendo em conta a) os dias de mobilidade física do participante, b) o apoio individual per diem varia consoante o país da IES de acolhimento e c) o apoio de viagem varia consoante a distância entre a Covilhã e a cidade da IES de acolhimento. Tabelas de valores de bolsa são estipuladas pela Agência Nacional. Candidatos deverão consultar Edital e demais informação relevante no separador “Candidaturas” em menu lateral.
Reconhecimento da mobilidade
O reconhecimento da mobilidade para fins de ensino é realizado via Carta-Confirmação emitida pela IES de acolhimento na qual se descrevem as atividades desenvolvidas durante a mobilidade.