Sistema propulsor de voo gerador de sustentação para aeronaves de decolagem e aterragem vertical/curta baseado em dispositivos rotativos e estacionários
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
Esta tecnologia está relacionada com um sistema propulsor de voo, principalmente concebido para aeronaves de descolagem e aterragem vertical ou em pistas curtas (V/STOL). Para esse efeito este sistema propulsor de voo recorre ao uso de dois rotores cicloidais com uma determinada relação de tamanhos, montados em conjunto com uma asa dupla.
Para além disso, o sistema contém, ainda, atuadores a plasma que permitem realizar controlo ativo de escoamento de modo a otimizar a eficiência do sistema. Cada um destes conjuntos é implementado em cada um dos lados da aeronave. Assim, este sistema permite gerar forças de sustentação e de propulsão permitindo realizar tanto aterragem como amaragem.

Vantagens
- Elevada controlabilidade e manobrabilidade.
- Redução significativa do ruído, baixo impacto ambiental.
- Descolagem e aterragem vertical ou em curtos espaços.
- Realização de voo pairado.
- Sistema mais eficiente, com baixo consumo de energia, com uma redução significativa de ruído e sem impactos ambientais negativos.
Especificações
- Combinação de tecnologias e funcionalidades.
- Dois rotores cicloidais são montados em conjunto com uma asa dupla, sendo que o rotor cicloidal frontal apresenta maiores dimensões que o rotor cicloidal traseiro.
- O rotor cicloidal traseiro funciona com velocidades rotacionais superiores comparativamente ao rotor cicloidal frontal.
- As asas duplas funcionam como uma tubeira em cascata.
- A implementação de atuadores a plasma no topo traseiro da superfície da asa inferior permite promover a adesão do escoamento à superfície da asa, atrasando a separação e diminuindo as perdas de energia do escoamento antes de este atingir ao rotor cicloidal traseiro, o que por sua vez melhora a eficiência do sistema.
Aplicações e segmentos de mercado
- Veículos aéreos tripulados ou não tripulados de diferentes escalas.
- Veículos aéreos de missões especiais (veículos de combate a incêndios ou veículos de socorro médico ou veículos de transportes de mercadorias).
- O sistema permite uma utilização mais eficiente do escoamento de ar descendente dos rotores cicloidais de modo a otimizar as forças de propulsão e de sustentação produzidas pelo sistema propulsor.
Propriedade Industrial
Patente internacional em processo de análise (PCT/IB2020/055983)
Fase Nacional: Canadá
Patente Europeia concedida (EP 3990345A1 B1)
Patente concedida nos Estados Unidos da América (US2022234729A1)
|
Processo antibacteriano para funcionalização bioactiva de materiais têxteis biomédicos, geriátricos e pediátricos à base de lã
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia diz respeito a um método de funcionalização da lã com L-cisteína, para obtenção de um efeito bioactivo antibacteriano, permanente, aplicável em materiais têxteis biomédicos, geriátricos e pediátricos. Esta inovação é, preferencialmente, utilizada para o acabamento de fibras proteicas como a lã. O processo consiste na aplicação de l-cisteína às fibras de lã, por processos de esgotamento, com efeito bactericida comprovado sobre staphylococcus aureus e klebsiella pneumonia. a inibição do crescimento e efeito bactericida das estirpes mencionadas foram verificados de acordo com a norma JIS. 1902-2002. o fenómeno de inibição do crescimento bacteriano ocorre através do aumento de grupos TIOL (SH-) livres, na fibra de lã tratada com o aminoácido L-cisteína. aqueles grupos foram determinados, quantitativamente, usando o reagente de ellman ou ácido ditio-bis-(2-nitrobenzóico) (DTNB).

Vantagens
- Adição de propriedades bioactivas eficazes e permanentes às fibras de lã recorrendo a compostos naturais que fazem parte do organismo humano, a técnicas de aplicação muito simples e processos rápidos com a vantagem de se salvaguardarem as propriedades dos materiais.
- Com esta tecnologia pretende-se contribuir para a fácil, segura, ecológica e permanente funcionalização antimicrobiana de materiais à base de lã ou outras poliamidas naturais e não naturais.
Especificações
- O processo pode ser realizado em qualquer estádio do processo de transformação da lã, recomendando-se, contudo, a sua aplicação numa fase de acabamento.
- Sistema que não prejudica a resistência das fibras e melhora a sensação de conforto já que se verifica um toque mais macio e agradável nos materiais tratados.
- Concentração mínima inibitória de 1% (p/p) de L-cisteína, mas também a morte da totalidade dos microrganismos em contacto com o material e em áreas que se encontrem sob a proteção deste.
Aplicações e segmentos de mercado
- Indústria têxtil.
- Aplicação biomédica ou em artigos de uso pediátrico e geriátrico.
- O processo pode ser realizado sobre lã tingida ou lã por tingir.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 104540)
|
Método de funcionalização bioativa de materiais têxteis através da produção e fixação sonoquímica de microesferas proteicas
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia está relacionada com o desenvolvimento de um novo processo de formação e fixação em materiais têxteis, de microesferas veiculadoras de substâncias bioativas, com potencial aplicação em áreas como a saúde e bem-estar, e melhoria da qualidade de vida.
A tecnologia promove uma libertação controlada de agentes bioativos em materiais têxteis, conferindo-lhes uma simultânea função bioativa e de proteção. Esta tecnologia pretende solucionar um problema de funcionalização de materiais têxteis para aplicação em produtos têxteis biomédicos e cosméticos, de uma única utilização (descartáveis), em condições seguras de biocompatibilidade e citotoxicidade, através da formação e fixação simultâneas de microesferas, conseguida por um método sonoquímico rápido, eficaz e ecológico, pois a aplicação de mico encapsulados em materiais têxteis exige um processo de formação das microcápsulas e sua posterior aplicação em duas ou mais etapas, recorrendo, na maioria dos casos, a resinas químicas reticulantes, causadoras de alguma citotoxicidade.
Vantagens
- As microesferas desenvolvidas por este processo têm propriedades antimicrobianas, antioxidantes e hidratantes, mas podem possuir outras propriedades bioativas através da encapsulação de diversas formulações farmacêuticas e cosméticas.
- Utilização de técnicas de ultrassons, numa única etapa e sem recurso a resinas ou químicos para promover a fixação.
- Formação e fixação simultânea de microesferas a fibras têxtis sem recurso a outros processos ou agentes químicos eventualmente tóxicos.
Especificações
- Desenvolvimento de novos materiais de base têxtil passível de serem utilizados como sistemas de libertação de fármacos ou de agentes antimicrobianos ou ainda de compostos bioativos de forma simples, rápida e segura.
- Microesferas produzidas com propriedades bioativas, nomeadamente, antimicrobianas e antioxidantes avaliadas pelas normas ISO 20743, JLS L 1902 e pelo método do DPPH (1,1-difenil-2-picrilhidrazíl.).
- Promove a inibição bacteriana de bactérias Gram positivas e Gram negativas.
Aplicações e segmentos de mercado
- Indústria têxtil (em áreas como os têxteis médicos e cosméticos).
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 104823)
|
Pás de forma ajustável de turbinas de rotor vertical
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia está relacionada com pás de turbinas de rotor vertical operadas pelo movimento de fluido. Este tipo de turbinas têm uma incapacidade natural de auto arranque sem ajudas externas ou componentes extra, havendo sempre um compromisso com a sua performance de funcionamento em alta rotação.
Desta forma, a tecnologia é útil para turbinas eólicas de rotor vertical operadas a fluido, possibilitando-as ter um auto arranque sem a ajuda de componentes extra e ajudas externas e sem prejudicar a sua performance a alta rotação através da modificação da forma das extremidades das suas pás, podendo ser aplicada em turbinas instaladas em ambientes urbanos e como turbina hídrica em locais de grande caudal sem recurso a represas, otimizando o seu funcionamento dependendo nas necessidades especificas do local e do fluxo do fluido.

Vantagens
- As turbinas de rotor vertical que apresentem instaladas as pás vão apresentar uma melhor capacidade de auto arranque e ter um maior aproveitamento da energia que comportam os fluídos com grande turbulência.
- As pás ao adaptarem a forma das suas extremidades vão aumentar e otimizar as forças de arrasto e o seu fluxo.
Especificações
- Capacitar as turbinas de rotor vertical operadas a fluido de auto arranque e de uma melhorada performance em alta rotação.
- Perfil aerodinâmico que modifica por intermédio de um componente mecânico contido no interior.
Aplicações e segmentos de mercado
- Utilização em turbinas eólicas instaladas em meios urbanos.
- Utilização em turbinas hídricas instaladas em locais de grande caudal sem recurso a represas.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 105445)
|
Conjunto acoplável de peças modulares para execução de superfícies ajardinadas
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia consiste num conjunto acoplável de peças modulares de revestimento descontínuo e geometria irregular, para execução de superfícies ajardinadas contínuas horizontais, verticais, curvas ou inclinadas.
Estas peças modulares destinam-se ao revestimento de superfícies exteriores ou interiores, de estruturas edificadas ou à execução de superfícies ajardinadas independentes de qualquer estrutura edificada.
O conjunto acoplável de peças modulares integra uma estrutura de apoio, com peças de fecho e tampas de fixação.

Vantagens
- Ligante geopolimérico com resistência mecânica e química, durabilidade, resistência ao fogo e capacidade de retenção de água.
- Material poroso e permeável, absorve a água e mantém o substrato húmido para fornecimento de água e sais minerais à vegetação.
- Minimiza as necessidades de consumo de água potável.
Especificações
- Aberturas de forma cilíndrica e furações alterais de drenagem.
- Placa base composta por uma argamassa porosa e permeável constituída por um ligante geopolimérico.
- Espaços intersticiais entre peças modulares para que estas possam ser instaladas e substituídas de forma individual e manualmente.
- Sistema de irrigação gota-a-gota.
Aplicações e segmentos de mercado
- Área de engenharia civil e arquitetura.
- Revestimento de superfícies de estruturas edificadas ou à execução de superfícies independentes.
- Reabilitação de edifícios existentes ou na construção de novos edifícios.
- No plano horizontal, utilização em coberturas e pavimentos.
- No plano vertical, utilização em fachadas ou paredes.
- No plano inclinado, utilização em coberturas ou outro elemento arquitetónico.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 106022)
|
Dispositivo para monitorização automática da deglutição com alarme vibratório
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia diz respeito a um dispositivo para a monitorização automática da deglutição, baseado num sensor acústico não invasivo. A frequência instantânea de deglutição pode servir como indicador para a deteção de ingestão de alimentos, bem como para a diferenciação entre líquidos e sólidos. O dispositivo utiliza a referida metodologia, tendo ainda incorporado um alarme vibratório sentido pelo utilizador.
O objetivo consiste em compreender melhor os comportamentos associados a distúrbios alimentares, proporcionando um acompanhamento personalizado inserido na rotina normal do utilizador, seja um adulto, adolescente, idoso ou criança. Poderá ter bastante utilidade na monitorização e terapêutica da obesidade, bem como em doentes com disfagia, bulimia, anorexia, perda involuntária de peso, entre outros. Atualmente, muitos métodos de monitorização da dieta dependem do relato do próprio doente, tornando-os subjetivos, facilmente adulterados, e potencialmente imprecisos, sendo necessário que sejam substituídos por métodos mais precisos e objetivos.

Vantagens
- Dispositivo pequeno, leve e discreto, adaptável a crianças e adultos (devido ao acessório elástico com comprimento ajustável ao pescoço).
- Monitorização da deglutição com precisão.
- Monitorização personalizada dos comportamentos alimentares (parâmetros de configuração adaptados pelo profissional de saúde, de forma diferente, para cada paciente).
- Capacidade de armazenamento de dados, interferindo minimamente na rotina normal do utilizador.
- Todos os componentes do dispositivo já existem no mercado, o que simplifica a conceção do dispositivo e reduz os custos associados.
- Utilização de um único sensor simplifica significativamente a aplicação do dispositivo.
Especificações
- Utiliza as contagens de deglutição como indicador objetivo da ingestão de alimentos e dos hábitos alimentares através de um sensor acústico simples e não invasivo, que pode ser implementado como um dispositivo de fácil utilização.
- Mede o comportamento alimentar humano relativamente à ingestão de alimentos, bem como, a diferenciação de alimentos líquidos e sólidos, podendo melhorar substancialmente a capacidade de estudar os comportamentos alimentares associados a obesidade de forma personalizada, com a combater esta patologia bem como doenças crónicas associadas.
- Monitorização contínua 24h após 24h, fator que é de extrema importância na monitorização de distúrbios alimentares e da ingestão de alimentos, visto que não é só nas principais refeições do dia que são cometidos erros alimentares.
Aplicações e segmentos de mercado
- A tecnologia pretende melhorar substancialmente o conhecimento e capacidade para estudar e lidar com os comportamentos alimentares associados a distúrbios alimentares (incluindo não só a obesidade), quer por parte, do próprio utilizador, quer por parte de toda a equipa multidisciplinar necessária de profissionais de saúde, incluindo nutricionistas, médicos, psicólogos, psiquiatras, investigadores, entre outros).
- A tecnologia pode ser útil não só na monitorização e terapêutica da obesidade, mas também em pacientes disfágicos, bulímicos, anoréticos, entre outros distúrbios alimentares, independentemente da faixa etária.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 108001)
|
Dispositivo indutor de perda de aderência em veículos automóveis
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A presente invenção diz respeito a um dispositivo, a instalar em veículos automóveis, capaz de provocar uma perda controlada da sua aderência à estrada. o princípio geral de funcionamento consiste no transporte de um fluido indutor de perda de aderência num reservatório colocado no interior do veículo automóvel (1) e no jato de fluido que descarrega na superfície da estrada imediatamente a montante das rodas (6), através de bocais de saída (5) colocados na parte inferior do veículo automóvel, sendo possível dispensar fluido a cada roda individualmente e em quantidade variável.

Vantagens
- A presente invenção é útil para replicar, em condições controladas e de segurança, a perda de aderência, fenómeno causador de um elevado número de acidentes rodoviários.
- Dispensa pistas de ensaio dedicadas de elevado custo e com zonas de derrapagem rigidamente localizadas.
- Facilidade de instalação e desinstalação do dispositivo em veículos automóveis existentes.
- Indução de perda de aderência apenas quando necessário e não em permanência.
Especificações
- Permite aos condutores experienciar a perda de aderência do veículo em condições de segurança
- Possibilidade de ser aplicado em veículos automóveis sem implicação de introdução de modificações complexas e rodas adicionais.
- Aplicação de dispositivos em veículo equipados com pneus com profundidade dos sulcos de forma a facilitar a indução de perda de aderência.
- Utilização de água como fluido indutor de perda de aderência.
Aplicações e segmentos de mercado
- Instalação em veículos automóveis comuns, preferencialmente veículos ligeiros de passageiros ou veículos ligeiros comerciais.
- Utilização em aeródromo de pista asfaltada com baixa utilização.
- Utilização em parques de estacionamento não ocupados de grandes dimensões.
- Utilização em centros de aprendizagem de condução com amplas zonas asfaltadas.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 109135)
|
Aeródino de asa móvel de aterragem e descolagem vertical
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia consiste na utilização de pás sustentadoras de uma forma inovadora de maneira a originar um novo tipo de dispositivo voador.
De uma forma simplificada, o dispositivo é constituído por um conjunto de pás que se deslocam em torno de um percurso definido, constituído por segmentos retos e segmentos curvilíneos de transição entre os primeiros.
O percurso que as pás percorrem é definido, neste caso, através das ligações das pás à correia e ao carril.
O movimento das pás ao longo do seu percurso faz com que o fluido, normalmente ar, contorne as pás com uma velocidade relativa gerando, assim, sustentação. considerando isto, trata-se, pois, de um novo dispositivo de asa móvel, mas não rotativa, aplicável a aeródinos de descolagem e aterragem vertical.

Vantagens
- Eficiência energética superior comparativamente a dispositivos semelhantes.
- Otimização da sustentação produzida.
Especificações
- Aterragem e descolagem vertical com uma eficiência aerodinâmica inferior às aeronaves de asa fixa, mas superior às aeronaves de asas rotativas ou de ciclos rotores.
- Possui um carril com liberdade de movimentos no eixo vertical e horizontal.
- Permite a alteração da incidência das pás, de uma forma distinta da dos ciclos-rotores.
Aplicações e segmentos de mercado
- Atividades áreas como transporte aéreo, trabalho aéreo e lazer.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 109336)
|
Sistema Inteligente Anti-Gelo/Degelo para Pás de turbinas eólicas cicloidais de eixo vertical
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia consiste no sistema para turbinas eólicas cicloidais de eixo vertical (1), compreendendo um dispositivo eletrónico de deteção/controlo da formação de gelo e de controlo do seu escoamento com atuadores a plasma do tipo DBD (3) (Dielectric Barrier Discharge) e ainda um dispositivo eletromecânico de controlo de movimento harmónico de alta frequência (4) para controlo da formação de gelo e do seu escoamento nas pás (2). Este sistema para turbinas eólicas ciclóidais de eixo vertical utiliza atuadores a plasma do tipo DBD (3), permitindo executar funções anti-gelo e de degelo, atuando, quando necessário, em associação com um movimento harmónico de alta frequência (4) das pás da turbina, quando os atuadores a plasma detetam a acumulação de gelo/água na superfície. este dispositivo combina as funcionalidades de anti-gelo, degelo, controlo de escoamento do gelo e deteção de gelo.

Vantagens
- Aumento do desempenho por expansão da gama de operação das turbinas, controlando as cargas não estacionárias sobre as pás, aumentando a resistência à fadiga das mesmas, reduzindo o seu ruído, e controlando e removendo a formação de gelo na superfície das turbinas eólicas.
- Elimina as dificuldades que o gelo atmosférico e as baixas temperaturas colocam à tecnologia eólica.
- Permite aumentar a capacidade de captação de energia eólica em climas frios.
- Permite flexibilizar a produção de energia usando instalações eólicas de grande escala, independentemente da direção do vento.
- Requer uma baixa manutenção.
- Tem um baixo nível de ruído.
- Através da introdução de um mecanismo de controlo cicloidal das pás, o desempenho aerodinâmico da turbina eólica aumenta.
- O consumo de energia é baixo.
Especificações
- Dispositivo eletrónico de proteção e deteção de formação de gelo, com um atuador a plasma do tipo DBD aplicado à superfície da pá da turbina eólica, e um dispositivo eletromecânico de imposição de movimento harmónico de alta frequência sobre as pás da turbina que também controla o escoamento.
- Sistema de monitorização composto por pelo menos um microcontrolador e uma sonda de tensão convencional, conectado a um condensador e a uma ponta de prova de alta tensão.
- Sistema de controlo composto por pelo menos um microcontrolador, que recebe o sinal de pelo menos um sensor de temperatura e do sistema de monitorização de gelo e controla automaticamente a fonte de alimentação do atuador a plasma e a unidade de controlo para a harmónica e movimento cicloidal.
- A integração de movimento harmónico de alta frequência permite ainda o controlo do escoamento e da formação de gelo.
Aplicações e segmentos de mercado
- Aplicações no campo da aeronáutica e proteção ao gelo de turbinas eólicas.
- A tecnologia pode ser aplicada na produção de energia usando turbinas eólicas cicloidais de eixo vertical em climas frios, montanhosos, e em offshore.
- O conceito de controlo de gelo e de escoamento, que utiliza uma combinação de atuador a plasma, de tipo DBD, e uma harmónica de alta frequência imposta às pás, pode também ser aplicado em outros tipos de turbinas e em superfícies sustentadoras de aeronaves.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 109753)
|
Obtenção de ligantes CAO-MGO e produtos de construção com reutilização de subprodutos e/ou resíduos e absorção de dióxido de carbono
Solução tecnológica de TRL, nível 6.
A tecnologia está relacionada com o processo de obtenção de ligantes CaO-MgO e produtos de construção, com reutilização de subprodutos e/ou resíduos e dióxido de carbono, por moldagem com compactação, que pode ser utilizado na produção de todo e qualquer tipo de produto de construção para aplicações estruturais e não estruturais. Os ligantes são produzidos por britagem e moagem. O processo de fabrico dos produtos consiste na mistura dos ligantes e subprodutos e/ ou resíduos com água residual não potável e a cura dessa mistura com dióxido de carbono, em condições de humidade, temperatura e pressão constantes. O processo de endurecimento é feito com recirculação de dióxido de carbono em circuito fechado, seguido de secagem dos produtos. Os subprodutos e/ou resíduos contêm cálcio e magnésio e podem ser escórias resultantes da indústria de fabricação de aço ou areias e lamas resultantes da indústria de produção de pasta, de papel e cartão. Os produtos de construção podem incluir outros resíduos e materiais contendo sílica e alumina.
A tecnologia tem como objetivo substituir parcialmente ou integralmente a utilização do cimento Portland, além de reduzir ou eliminar a utilização de água potável, na produção de materiais de construção civil, pretendendo aumentar a sua resistência mecânica, além de contribuir para a Economia Circular e cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Vantagens
- A tecnologia é útil para acelerar o processo de produção de materiais de construção.
- Os ligantes e produtos compostos por subprodutos e/ou resíduos ricos em cálcio e magnésio e endurecidos com absorção de dióxido de carbono têm resistência mecânica superior a produtos de construção equivalentes obtidos com cimento Portland.
- O processo de fabrico dos produtos não requer a utilização de água potável como na obtenção de produtos de construção equivalentes produzidos com cimento Portland.
- O tempo necessário ao endurecimento total dos produtos, obtidos com absorção de dióxido de carbono nas misturas de subprodutos e/ou resíduos, é dez vezes inferior ao tempo necessário para o endurecimento de produtos de construção equivalentes produzidos com cimento Portland.
Especificações
- O desenvolvimento de ligantes CaO-MgO e de produtos de construção, compostos essencialmente por subprodutos e/ou resíduos ricos em cálcio e magnésio, que endurecem com absorção de dióxido de carbono, em condições ambientais de humidade, temperatura e pressão constantes.
- Os ligantes CaO-MgO, contendo elevados teores de CaO e/ou MgO reativos, são obtidos com britagem e moagem fina dos subprodutos e/ou resíduos.
- Os produtos de construção são obtidos por moldagem e compactação da mistura dos ligantes com subprodutos e/ou resíduos de diferentes granulometrias e água residual não potável.
- O processo de endurecimento é realizado com recirculação de dióxido de carbono em circuito fechado, seguido de secagem dos produtos.
- Os produtos de construção podem incluir outros resíduos e materiais contendo sílica e alumina.
Aplicações e segmentos de mercado
- A tecnologia é útil para toda a indústria da construção civil ao reduzir:
1- a necessidade de utilização de cimento, areia e brita natural, 2- o consumo de água potável, na indústria da construção civil, 3- a disposição de subprodutos, resíduos e dióxido de carbono no meio ambiente, acelerar a velocidade de produção.
- Este processo pode ser aplicado na indústria de artefactos e elementos construtivos pré-fabricados produzidas por vibro-compactação, como blocos, lancis, tubos, ladrilhos e pavimentos.
- Ainda, esta tecnologia pode ser aplicada na área da indústria da construção civil, nomeadamente no desenvolvimento, produção e aplicação de materiais de construção pré-fabricados, como blocos de alvenaria, produzidos apenas com resíduos e CO2, sem utilização de cimento Portland, água potável e outros recursos minerais naturais.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 110895)
Patente concedida em Moçambique (MZ666/2021)
|
Sensor resistivo para a deteção de gelo
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia está relacionada com um sensor resistivo capaz de distinguir entre ar, água e gelo. Desta forma, o sensor é útil para detetar a deposição de água e formação de gelo, em permutadores de calor. O corpo do sensor (1) separa dois ou mais elétrodos (2), entre os quais é medida a queda de tensão, que varia de acordo com a resistência elétrica do material que se encontre depositado entre os elétrodos (2), seja ar, água ou gelo. Um material não condutor poroso (3), pode ser utilizado entre os dois elétrodos (2) para facilitar a criação de uma ponte de água ou gelo entre os elétrodos (2). Este sensor é conectado a um controlador através de um cabo ou terminais (4).

Vantagens
- Sensor resistivo para detetar a presença de gelo capaz de distinguir entre ar, água e gelo.
- Sensor fiável, resistente, simples compacto e económico.
- Aumentos de eficiência.
- Controla as situações degelo.
Especificações
- Sensor composto por pelo menos dois elétrodos entre os quais se mede a resistência elétrica a partir da queda de tensão.
- Entre os dois elétrodos pode ser acrescentado um material não poroso que evita o contacto acidental.
- Sensor conectado a um controlador, através de um cabo ou terminais.
Aplicações e segmentos de mercado
- Aplicação em permutadores de calor.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 116073)
|
Pulverizador eletrostático baseado em pás retráteis de alta tensão ou anel de controlo ajustável de alta tensão
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia diz respeito a um sistema de pulverização electroestática com bocal rotativo de elevada velocidade angular baseado em pás retráteis de alta tensão ou anel de controlo ajustável de alta tensão.
O sistema compreende um bocal rotativo, um bico injetor de líquido ou mistura, uma pluralidade de bicos injetores de escoamento de ar de conformação, corpo da pistola em aço inoxidável com potencial de alta tensão e corpo da pistola em alumínio com potencial terra.
Numa modalidade o sistema contém pás retráteis constituídas por pás retrácteis de alta tensão em aço inoxidável, montadas no lado frontal, e cobertura de isolamento de pás retrácteis, montada no lado traseiro, sendo que ambas e são montadas no suporte base de pás retráteis com uma cobertura isolante elétrica, enquanto que, noutra modalidade, o sistema contém um anel de controlo ajustável de alta tensão, com uma abraçadeira em aço inoxidável, com uma rosca de aperto da abraçadeira, uma pluralidade de níveis de ajuste do anel de controlo, um suporte da abraçadeira, um suporte base do anel de controlo instalado no corpo da pistola, uma pluralidade de suportes de conetores do anel de controlo e uma pluralidade de conetores do anel de controlo.

Vantagens
- Obtenção de uma melhor eficiência de transferência.
- Redução de perdas de líquido ou de mistura dispensada.
- Menor impacto ambiental.
- Melhoramento do processo de atomização.
- Aumento da eficiência de transferência da projeção das partículas líquidas na direção da superfície alvo.
Especificações
- Pulverizador eletrostático capaz de dispensar um líquido ou uma mistura para fins de revestimento, desinfeção ou aplicação de pesticidas.
- O dispositivo funciona de duas maneiras distintas.
- Desempenho de revestimento superior, revestimentos uniformes de elevada qualidade, redução dos custos com material, espessura de pelicula mais uniforme e com elevada qualidade.
Aplicações e segmentos de mercado
- Indústria automóvel: revestimentos automotivos.
- Desinfeção de variados tipos de espaços.
- Sector agrícola: aplicação de pesticidas.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 117317)
|
Dispositivo para terapia da apneia obstrutiva do sono
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia diz respeito a um dispositivo a apneia obstrutiva do sono (AOS). AOS consiste numa perturbação respiratória, que impede o normal e correto fluxo de ar nas vias respiratórias durante o sono, ocorre porque os músculos da língua e músculos superiores da garganta relaxam intermitentemente e bloqueiam a passagem de ar. pode impossibilitar o paciente de descansar corretamente e em casos extremos levar a sérios riscos para a saúde. O dispositivo pretende colmatar estes efeitos, sendo um dispositivo para terapia de reduzidas dimensões, seguro, minimamente invasivo e com baixos níveis de ruído e desconforto ao contrário das terapias existentes. Este dispositivo constituído por uma boqueira (1) apoiado sobre os dentes da mandibula inferior, é capaz de gerar um estímulo elétrico de energia armazenada na bateria (7), por atuação de um circuito lógico (2) no elétrodo (6) sobre o músculo genioglosso que é responsável pelo relaxamento da língua do paciente detetado por sensor eletromiográfico (5) nos elétrodos (3) e (4), impedindo que o fluxo respiratório seja interrompido durante o sono.

Vantagens
- É útil para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono.
- Método não-invasivo.
- Não é necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica para que possa ser
utilizado, sendo cómodo e prático.
- Colmata a falta de viabilidade e o descontentamento dos pacientes perante as
soluções existentes no mercado.
Especificações
- Dispositivo discreto, cómodo e eficiente que será capaz de medir a atividade do músculo da língua de modo que quando haja risco de uma possível apneia envie um impulso elétrico de modo a reestabelecer a atividade normal da língua.
- Goteira bocal de silicone flexível e estanque que aloja o circuito lógico destinado ao processamento de sinal analógico provenientes do sensor de Eletromiografia, cujos elétrodos estarão em contacto com a língua.
- O utilizador pode usá-lo apenas durante as horas de sono e quando acorda apenas necessita de o retirar da boca, passar por água colocá-lo em cima da doca de carregamento para que possa ser carregado e pronto para a próxima utilização.
Aplicações e segmentos de mercado
- Pacientes com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.
Propriedade Industrial
Modelo de utilidade nacional concedido (MUT 12059)
|
Dispensador modular inteligente para administração medicamentosa
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia diz respeito a um dispositivo pequeno, portátil e modular para dispensa de medicamentos, caracterizado por compreender um conjunto de características que nenhum outro dispositivo proporciona em simultâneo. É um dispensador automático composto por um módulo de controlo (1) e até sete módulos dispensadores (7) facilmente incorporados ou retirados. apresenta alertas sonoros e luminosos (2 e 3), é modular permitindo ao utilizador adaptar o número de módulos mediante o seu plano terapêutico medicamentoso, é fácil de transportar, interpretar e utilizar, bastando pressionar um botão (4) quando os alertas são emitidos. Tem associada uma plataforma que possibilita gerir e configurar as tomas medicamentosas bem como estabelecer uma relação /comunicação entre médico-paciente-farmacêutico, sendo, maioritariamente, destinado ao uso de comprimidos, é também possível acoplar módulos adaptadores (5) que possuem um suporte cilíndrico (6) capaz de albergar medicação líquida ou em pó.

Vantagens
- Dispositivo portátil e modular para administração inteligente de medicamentos na forma de comprimidos, adaptável também a medicação em pó ou líquida.
- Adaptado a pacientes com perda de memória que, inerentemente, não são capazes de cumprir o seu plano terapêutico medicamentoso de forma consistente.
Especificações
- Dispositivo constituído por caixas ou módulos que estão em comunicação com um módulo de controlo.
- O módulo de controlo possui uma bateria (ou pilha) que permite alimentar os díodos emissores de luz (Light Emitting Diode - LED) dos restantes módulos, uma placa de rede para comunicar através de Wi-Fi ou outro meio com uma plataforma na qual o dispositivo é configurado.
- O sistema de atuação de cada módulo é um sistema mecânico ou eletromecânico.
Aplicações e segmentos de mercado
- População em geral e principalmente para a população com capacidades cognitivas, visuais e auditivas reduzidas e com degradação da capacidade de memória.
Propriedade Industrial
Modelo de utilidade nacional concedido (MUT 12106)
|
Equipamento de proteção coletiva (EPC) para desinfeção por LEDs FAR-UVC de vírus, bactéricas e fungos
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A tecnologia diz respeito a um equipamento de proteção coletiva (EPC) do tipo pórtico para desinfeção por LEDs FAR-UVC (radiação ultravioleta-c distante) de vírus, bactéricas, fungos, pequeno, portátil e de fácil instalação para desinfeção por radiação FAR-UVC, caracterizado por compreender um conjunto de caraterísticas para o combate ao Covid-19 e as demais doenças respiratórias e pandémicas. É um sistema de higienização e desinfeção inovador, para melhorar a segurança preventiva contra qualquer pandemia. Atua na descontaminação de superfícies, vestuário e objetos de indivíduos, através de um sistema de radiação corporal automatizado, eliminando vírus, bactérias e outros patógenos de forma rápida e segura. A tecnologia apresenta as seguintes características técnicas essenciais: conjunto de leds FAR UVC (1); fonte de energia (2); sensor de presença (3); temporizador (4); faixa flexível autocolante com superfície côncava e refletora (5).

Vantagens
- Tecnologia útil para a desinfeção usando radiação FAR-UVC, um método eficaz de inativar bactérias, fungos e vírus, sem o uso de produtos químicos nocivos ou calor, podendo ser instalado em aros de portas de localizações com circulação de indivíduos.
Especificações
- Sistema automático composto por um conjunto de díodos emissores de luz LEDs Far-UVC para a desinfeção corporal
- Sensor de presença para ativar e desativar os LEDs automaticamente
- Temporizador com um sinal sonoro que vai permitir o controlo do tempo de desinfeção e que indicará o tempo que estes se mantêm ativos para completar o ciclo de desinfeção
Aplicações e segmentos de mercado
- População em geral.
- O sistema pode ser colocado na entrada de qualquer edifício com um número elevado de pessoas em circulação, tais como hospitais, lojas/shoppings, centros de saúde, aeroportos, escolas, universidades ou em qualquer outro local.
Propriedade Industrial
Modelo de utilidade nacional concedido (MUT 12245)
|
Sistema de monitorização de sinais vitais em tempo-real para gado
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A presente invenção consiste num sistema de monitorização de sinais vitais em tempo-real para gado. Compreende um cinto que inclui uma caixa, com um microcontrolador no seu interior, sendo que dessa caixa saem os cabos necessários para efetuar a aquisição de dados acerca dos sinais vitais de cada animal. Este sistema conta ainda com comunicação wireless (Wi-Fi) que comunica com uma aplicação informática que permite que o utilizador esteja informado de alterações de batimentos cardíacos por minuto num dado animal. Trata-se de um sistema reprogramável para várias espécies. A caixa é feita de um plástico resistente, com abertura para cabos (1), que tem um compartimento para o microcontrolador (2) e outro compartimento para o cinto (3).

Vantagens
- O produtor pode controlar e consultar o estado do animal (saudável ou não) a qualquer altura.
- Este tipo de sistema torna-se bastante conveniente para o produtor, uma vez que ao ter feedback sempre que deseja acerca do estado de saúde do animal, poupa recursos humanos e recursos financeiros.
- Permite que na eventualidade de alguma anomalia, o produtor possa recorrer à ajuda de um profissional veterinário antes que o problema se alastre até um modo muito prejudicial.
Especificações
- A caixa é feita de um plástico resistente, que tem um compartimento para o microcontrolador (2) e outro compartimento para o cinto (3).
- Os cabos que permitem a aquisição estão ligados ao microcontrolador e recolhem dados de eletrocardiografia (ECG) e acelerometria (ACC).
- O microcontrolador está conectado por Wi-Fi a uma estação base que contém o software de aquisição a correr de forma agendada.
- Um alerta por email é automaticamente enviado quando os valores se encontram fora do intervalo ótimo para a espécie em questão.
- O microcontrolador possui, para além dos cabos, uma bateria.
Aplicações e segmentos de mercado
- Pode ser utilizado em produções de gado de pequena e grande dimensão.
- Pode também ser utilizado em várias espécies, apesar de ter sido testado em apenas duas espécies: equinos e bovinos.
Propriedade Industrial
Modelo de utilidade nacional concedido (MUT 12275)
|
Dispositivo de controlo do caudal de água
Solução tecnológica de TRL, nível 2.
A presente invenção está relacionada com um dispositivo para o controlo do fluxo de água que sai da torneira, através da monitorização do caudal de água que sai no esgoto. Consiste num sistema que analisa as variações de caudal que a água apresenta ao ser escoada pela canalização de esgoto (1) através de um conjunto de elementos de cariz eletrónico, um caudalímetro (2) e um Arduíno (3), e, quando necessário, restringe o fluxo de água antes de chegar às torneiras, através de válvulas restritoras do fluxo de água (4).
Isto é feito de forma automatizada e autossustentável pelos elementos eletrónicos, caudalímetro (2) e Arduíno (3), através da energia que é gerada, por geradores hidroelétricos (5) e armazenada, em baterias (6), no dispositivo. Esta invenção, que pode ser aplicada a qualquer canalização já instalada (privada ou pública), ao relacionar a análise do caudal com o comportamento do utilizador permite corrigir o erro de utilização incutindo respostas no sistema de canalização e, assim, reduz o desperdício de água que é gerado por negligência do utilizador.

Vantagens
- Redução da água desperdiçada através do controlo do fluxo de água.
- Adaptável às várias configurações de canalização já instaladas e funciona de forma autossustentável.
- Permite transformar um sistema pré-existente e convencional num sistema automatizado, que controla o fluxo da água. Sem necessidade de alterar componentes já instalados no espaço onde vai ser utilizado, funcionando como um produto anexo a aqueles que já existem.
- A sua introdução, como é feita na zona da canalização exposta, não compromete a aparência do espaço e nem exige obras de instalação.
- O sistema funciona com base numa configuração inovadora de elementos da eletrónica já existentes e com reconhecimento solidificado no mercado.
- O sistema gera um efeito visual no jato de água quando restringe o caudal, funcionando também como alerta pedagógico para o utilizador.
Especificações
- Restrição do fluxo da água com base em dois geradores hidroelétricos e duas válvulas.
- Controle das ações do sistema através de um arduíno e uma bateria.
- Leitura da atividade humana através da conjugação de um caudalímetro com uma tubagem especialmente concebida para o efeito.
- Posicionamento típico: geradores instalados nas bichas da canalização (água quente e fria), válvulas restritoras junto às mesmas, e caudalímetro logo após o sifão do lavatório.
- A lógica de decisão baseia-se na diferença entre caudal constante (desperdício) e caudal irregular (utilização ativa).
Aplicações e segmentos de mercado
- Aplicação em qualquer espaço onde haja uma utilização de água controlada por uma torneira.
- A situação de aplicação preferida será em lavatório de casa de banho onde este dispositivo ficará escondido debaixo do mesmo.
- A sua aplicação pode focar-se em sistemas de poupança de água, onde a restrição do caudal da água é pertinente para colmatar o erro do utilizador.
- Pode também surgir na criação de sistemas de lavatórios sem toque onde o utilizador não seja obrigado a tocar fisicamente na torneira para fechar o curso de água, bastando-lhe afastar-se, mantendo assim as suas mãos desprovidas de qualquer contaminante presente na torneira.
Propriedade Industrial
Patente nacional concedida (PAT 116743)
|