Miguel Santiago, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), apresenta o livro ”Pancho Guedes – O Eclético”, no dia 10 de dezembro, pelas 16h00, em Lisboa, nas instalações da Fundação Serra Henriques, entidade que também edita a obra.
Depois de ”Pancho Guedes – Metamorfoses Espaciais”, esta é a segunda obra que o autor dedica à vida e ao trabalho de Amâncio d’Alpoim Miranda Guedes, mais conhecido por Pancho Guedes (Lisboa,1925 – Joanesburgo, 2015).
Considerado um dos mais relevantes arquitetos portugueses do Século XX, Pancho Guedes formou-se na University of the Witwatersrand, na África do Sul. Ao longo da vida, projetou um impressionante conjunto de edifícios, com especial incidência no continente africano, nomeadamente em Moçambique. Integrou o influente grupo internacional Team X, o qual incluiu nomes com a importância de Alison e Peter Smithson, Aldo van Eyck, Giancarlo De Carlo, Ralph Erskine e Oswald Mathias Ungers.
“Na obra de Pancho Guedes, os símbolos são a materialização visível de uma ideia ou de um sentimento e operam em dois campos distintos e opostos: visível e invisível; concreto e abstrato; percetível e impercetível. Pancho Guedes usa-os como modo de assegurar uma comunicação irónica, ambígua e subjetiva, promovendo simultaneamente um forte estímulo à participação e a uma multiplicidade de informação”, explica o autor.
Miguel Santiago é professor associado com agregação do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura. Leciona no Mestrado Integrado e no Programa de Doutoramento de Arquitetura, sendo diretor deste último ciclo de estudos.
Mais informação
Fundação Serra Henriques
