3. Curso Gratuito de Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Ficheiro com o nome: formacao

De 28 de fevereiro a 24 de março de 2024

cfiuteðubi÷pt

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto UBImpulso Adultos, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.

Lecionado pela Faculdade de Ciências da Sociais e Humanas (FCSH), o curso visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, por forma a habilitar os profissionais da formação com elevados níveis de proficiência psicossocial e técnico-pedagógico, permitindo-lhes desempenhar a função de formador certificado, mediante a atribuição do respetivo Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A formação, com um máximo de 18 vagas, é gratuita, permitindo ainda aos formandos concorrer a uma bolsa no valor de 200€.

Com candidaturas abertas até 24 de março, o curso decorre no CFIUTE entre os dias 3 de abril e 12 de junho.

Objetivos:
· Distinguir os sistemas de formação bem como as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos;

· Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;

· Refletir sobre os sistemas de formação.

Todos os formandos que concluam com aproveitamento o curso integram a bolsa de formadores da UBI e do IEFP. Esta iniciativa tem por objetivo capacitar todos os formandos para iniciarem uma profissão no mundo da formação.

Regime: Presencial

Duração: 90h Presenciais + 72h de Trabalho Autónomo

ECTS: 6

Vagas: 12 Mínimo / 18 Máximo

Datas: 03 de abril de 2024 a 12 de junho de 2024 (Planificação)

Horários: Das 19:00h às 22:00h/23:00h.

Destinatários/Requisitos:

· Deter, no mínimo, 18 anos de idade;

· Ter conhecimento da língua em que o curso vai ser ministrado (Português);

· Licenciatura;

· Secundário com 5 ou mais anos de experiência profissional comprovada.

Documentos solicitados na candidatura: Envio da documentação que comprove as informações inseridas para o email: cfiute@ubi.pt. A ausência pode ser motivo de exclusão.

Valor do Curso:
· Gratuito
· Os formandos admitidos e com a matrícula efetiva no curso, podem candidatar-se a bolsas PRR associadas a este curso, no valor de 200 euros. O número máximo de bolsas disponíveis é de 18, sendo os requisitos para a sua atribuição:
1. Idade superior a 18 anos em 31 de dezembro de 2023;
2. Ser residente em território nacional;
3. 80% de assiduidade;
4. Aprovação a todos os módulos do curso;
5. Proceder à candidatura e submissão de toda a documentação nas datas definidas.
· Após o início do curso serão disponibilizadas todas as orientações acerca dos procedimentos a seguir para formalização das candidaturas às bolsas.

Candidaturas até:
. 24 de março de 2024, através do seguinte link.

Ficheiro com o nome: formacao
Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Data da última atualização: 2024-02-29