3. Teatro das Beiras promove ciclo “e agora abril”

Teatro das Beiras promove ciclo “e agora abril”

Ficheiro com o nome: teatro

De 07 de maio a 23 de abril de 2024

Fora da UBI

Covilhã > Teatro das Beiras

No ano em que comemora 50 anos de atividade e em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, o Teatro das Beiras promove o ciclo “e agora abril”, uma iniciativa que apresenta ao longo do ano várias atividades que têm como objetivo debater abril.

“Censura ao Teatro” é a primeira atividade deste ciclo, que consiste numa exposição concebida pela Companhia de Teatro de Almada e pelo Arquivo Ephemera para o Teatro Municipal Joaquim Benite, com documentação da responsabilidade de José Pacheco Pereira e Rita Maltez, cenografia e instalação de José Manuel Castanheira e pesquisa e textos de Guilherme Filipe.

A mostra, que pode ser visitada no Foyer do Teatro das Beiras, até 7 de maio (terça-feira), termina com o Colóquio “A Censura no Teatro durante o Estado Novo — Materiais da Censura no Arquivo Ephemera”, com José Pacheco Pereira, pelas 21h30 no Auditório do teatro.

Sobre a exposição
A Censura foi talvez a mais eficaz arma do regime da ditadura, cujos efeitos ainda hoje sentimos. Muito mais do que a subversão do “político”, o que a Censura protegia era o poder, todas as hierarquias que dele emanavam, exigindo, mais do que respeito, “respeitinho”. Em 48 anos, em que não houve um único dia sem Censura, foi este o seu legado.

O teatro foi um dos muitos objetos da atividade censória. Debruçamo-nos sobre o caso da peça Deus lhe pague, do dramaturgo brasileiro Joracy Camargo (1898-1973), que, tendo sido “aprovada”, sofreu ainda assim uma tal quantidade de cortes que tornavam a sua representação um verdadeiro desafio. O Arquivo Ephemera possui o exemplar “autorizado” — em que assenta esta exposição —, no qual é possível verificar os cortes dos censores e compreender a mentalidade e os objetivos de quem cortava, mesmo aprovando.

Sobre José Pacheco Pereira
Nasceu no Porto em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu e dirigente do PSD. Tem publicados mais de uma dezena de livros sobre história e política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da TVI 24 “EPHEMERA” e foi autor do programa da SICN “Ponto Contraponto” e faz parte do painel do mais antigo debate político português, atualmente “Princípio na Incerteza”, na CNN Portugal e TSF, anteriormente Circulatura do Quadrado e Quadratura do Círculo. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera.

Membro da Academia de Ciências, Classe de Letras.

Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa.

Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objetos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo/Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.

Ficheiro com o nome: teatro

Data da última atualização: 2024-04-23