Programa
Ver programa em PDF
FUNDÃO
(Sala de ExposiÇÕes da Moagem, Cidade do Engenho e da Arte)
- Dia 15 de Novembro
16.30 – SessÃo Evocativa da acÇÃo humanitÁria de Aristides de Sousa Mendes. IntervenÇÕes de: Presidente da CÂmara Municipal do FundÃso; Presidente do ComitÉ National FranÇais em Hommage a Aristides de Sousa Mendes; Presidente da FundaÇÃo Aristides de Sousa Mendes;Director do Jornal do FundÃo; Representante da FamÍlia Sousa Mendes.
18 horas – Abertura da ExposiÇÃo”Aristides de Sousa Mendes – Le Juste de Bordeaux”.
ActuaÇÃo do Coro da AssociaÇÃo Cultural da Beira Interior, dirigido pelo maestro e compositor LuÍs Cipriano.
- Dia 17.
21.30 – ColÓquio: “A desobediÊncia e a consciÊncia da Humanidade: HÁ sempre alguÉm que diz NÃo”. ParticipaÇÃo: Maria Antonieta Garcia, Manuel Vaz Dias, Esther Muznick. Fernando Paulouro Neves (moderador)
- Dia 22
21.30 - Cinema: ProjecÇÃo de “Nuit et Brouillard” (Noite e Nevoeiro), de Alain Resnais, comentado por Miguel Cardoso e Paulo Fernandes.
- Dia 28
21.30 – “Combates pela HistÓria/Combates pela MemÓria”: À Conversa com Irene Flunser Pimentel, autora de “Contai aos Vossos Filhos – Um livro sobre o holocausto na Europa (1933-45).”
CASTELO BRANCO
- Dia 18
18.30 – (Sala da Nora). Abertura da ExposiÇÃo do Museu da RepÚblica e da ResistÊncia “Aristides de Sousa Mendes herÓi do Holocausto”. IntervenÇÕes: Presidente da CÂmara:, Presidente do ComitÉ Ntional en Hommage a Aristides de Sousa Mendes; director do Museu da RepÚblica e da ResistÊncia; Director do Jornal do FundÃo, Fernando Paulouro Neves.
- Dia 26
21.30 – ColÓquio “A desobediÊncia e a consciÊncia de Humanidade: HÁ sempre alguÉm que diz NÃo”. ParticipaÇÃo: Manuel Vaz Dias, JosÉ Pires e Fernando Paulouro Neves.
- Dia 29
LouriÇal do Campo. 21.30 – ProjecÇÃo do documentÁrio “O Consul Proscrito”, comentado por Manuel Vaz Dias.
- Dia 30
21.30 – Cine-Teatro Avenida. Concerto de encerramento com Jorge ChaminÉ e Olivier Manoury. IntervenÇÃo da Dr.ª Maria Barroso
COVILHÃ
- Dia 17
(Universidade da Beira Interior)
18.30 – Sala de ExposiÇÕes TemporÁrias do Museu dos LanifÍcios: Abertura da ExposiÇÃo “Aristides de Sousa Mendes – Le juste de Bordeux”, guiada pelo Presidente do ComitÉ National FranÇais en Homage a Aristides de Sousa Mendes, Manuel Vaz Dias.
- Dia 20
21.30 – “HistÓria e Literatura/Literatura e HistÓria”. À conversa com a escritora JÚlia Nery, autora de “O Consul”, no Anfiteatro da Biblioteca.
BELMONTE (Museu Judaico)
- Dia 23
15.30 – Abertura da ExposiÇÃo “Aristides de Sousa Mendes – le juste de Bordeaux”. IntervenÇÕes: Presidente da CÂmara; Presidente do ComitÉ National en Homm