Trata-se de um dos maiores Prémios monetários nacionais atribuídos em concursos multidisciplinares, atingindo o valor global de 200 mil euros, distribuído por três categorias: Conteúdos e Aplicações Multimédia, Animação Digital e Curtas-Metragens. O Prémio inclui ainda Bolsas de Estudo nos Estados Unidos.
Categorias
Aplicações e Conteúdos MultimédiaInterfaces para o engagement do utilizador em processos e serviços on e off-line, baseados em modelos de negócio pagos ou gratuitos, de modo integrado com o middleware multimedia; com os sistemas operativos; com as redes de distribuição; com os sistemas de segurança e com os dispositivos de consumidor (televisão, computador, telemóvel, consola de jogos) no contexto do ecossistema multimédia. Inclui as áreas do entretenimento passivo ou interactivo (Over the Top Vídeos, conteúdos suportados em narrativa digital, jogos on e offline); dos enabling services (e-Education, e-Government, e-Health); dos serviços genéricos (segurança, monitorização) e do e-Business em geral.
Animação DigitalAplicação a obras e meios de entretenimento, educacionais, científicos ou comunicacionais, passivos ou interactivos, designadamente para aplicação em cinema, televisão, online, publicidade, vídeo-jogos e na comunicação audiovisual em geral, de técnicas resultantes da convergência entre tecnologias computacionais, computação gráfica e de animação.
Curtas-MetragensInclui-se na categoria curtas-metragens a obra cinematográfica de ficção, em imagem real, que expresse uma ideia concisa e contida em si própria e cuja duração não exceda 10 minutos, incluindo o tempo correspondente aos créditos.
O Prémio
Lançado em 2008, numa parceria entre a ZON Multimédia, a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e o ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) o Prémio revelou-se um verdadeiro sucesso. No total das três edições a iniciativa contou com a participação de cerca de 500 obras a concurso. O objectivo é continuar a promover a inovação e premiar a excelência, contribuindo para o desenvolvimento das indústrias multimédia e audiovisuais e da economia digital em geral em Portugal. A ZON visa ainda distinguir trabalhos que reflictam os valores da empresa, nomeadamente, agilidade, inovação, competência, proximidade e diversidade.
O Prémio ZON é anual e está aberto à participação de indivíduos e/ou organizações em geral, mas é particularmente vocacionado para a população universitária, jovens recém-licenciados e pequenas
start-ups da área multimédia e audiovisual. A iniciativa também está aberta a equipas multinacionais, sendo que pelo menos um dos elementos deverá ser português, e a instituições de ensino em parceria com alunos.
As edições anteriores do Prémio representaram um forte estímulo à produção de conteúdos com grande qualidade e constituíram um contributo ímpar na descoberta e divulgação de novos talentos. Nuno Rocha foi um deles. Com a curta-metragem 3X3 alcançou o Grande Prémio em 2008, tendo ganho, para além de 100 000 Euros, a oportunidade de lançar a sua carreira. A sua curta-metragem foi ainda exibida, em conjunto com o oscarizado “Quem quer ser Bilionário”, nas salas de cinema portuguesas, tendo sido vista por mais de 150 000 espectadores. Em 2009 a Universidade Lusófona foi a grande vencedora, com 6 trabalhos na lista de finalistas e alcançando o Grande Prémio com a curta “Romeu e Julieta – O Musical”. Em 2010 o grande Premiado foi o Jogo Under Siege, da Seed Studios, o primeiro jogo nacional para a Playstation e o único, a nível mundial, de estratégia.
Os trabalhos finalistas na categoria curtas-metragens e animação digital podem ser visualizados gratuitamente no ZON Videoclube.