Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto PTDC/QUI-BIQ/104968/2008 «O papel da glicosilação de aminofosfolipido no stress oxidativo e na resposta imune: uma abordagem lipidomica», financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). Os interessados podem submeter candidaturas entre 27 de dezembro de 2011 e 10 de janeiro de 2012.
- Área Científica: Bioquímica
- Requisitos de admissão: Licenciatura em Bioquímica ou cursos afins, com média final de licenciatura igual ou superior a 14 valores. Excecionalmente, poderão ser admitidos candidatos com média final de licenciatura inferior a 14 valores, mas cujo currículo demonstre adequada preparação científica de base para o desenvolvimento do projeto.
- Plano de trabalhos: Caracterização de produtos de oxidação de fosfolipidos glicados por espetrometria de massa, visando a) estudar as modificações oxidativas de aminofosfolípidos glicados e b) avaliar o efeito biológico dos aminofosfolipidos glicados e /ou oxidados na resposta inflamatória.
- Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011 e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro - Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.
- Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Investigação Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Rosário Domingues.
- Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 9 meses, renovável, com início previsto em 1 de fevereiro de 2012.
- Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.
- Métodos de seleção: Os candidatos serão selecionados utilizando os seguintes parâmetros: avaliação curricular, experiência científica na área, número e qualidade de publicações científicas, com a valoração de 40% + 40% + 20%, respetivamente. Em caso de empate os candidatos poderão ser convocados para entrevista.
- Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por: Presidente: Prof. Rosário Domingues (Universidade de Aveiro); Vogais Efetivos: Doutor Pedro Domingues (Universidade de Aveiro) e Doutor Francisco Amado (Universidade de Aveiro).
- Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada tendo em conta a nota de licenciatura e a adequação ao projeto, a qual será enviada por email a todos os candidatos.
- Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de dezembro de 2011 a 10 de janeiro de 2012. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura com indicação da motivação para o projeto a que se candidata, acompanhada dos seguintes documentos:
(1) curriculum vitae detalhado; (2) fotocópia do certificado de habilitações e outros documentos que considere relevantes; e (4) fotocópia de documento de identificação.
As candidaturas deverão ser enviadas por correio para a:
Dr Rosário Domingues
Departamento de Química
Universidade de Aveiro
3810-193 Aveiro
ou enviadas por email para:
mrd@ua.pt