O Concurso Luso-Brasileiro de Cartune Universitário visa fortalecer as relações universitárias entre o Brasil, Portugal e demais países de idioma português, através da linguagem universal do humor, privilegiando o uso das tecnologias multimédia, designadamente a Internet. A iniciativa, que decorre em segunda edição, é promovida pelo
Museu Nacional da Imprensa (MNI) e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação-
INTERCOM.
De acordo com o regulamento, o II Concurso Luso-Brasileiro de Cartune Universitário destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação inscritos em qualquer instituição de Ensino Superior de Portugal, do Brasil, ou dos demais países de lingua portuguesa. O certame começou em2011 e vai na sua segunda edição.
Os concorrentes podem apresentar trabalhos até 30 de abril, em diferentes categorias do humor gráfico: cartune, charge, caricatura e tiras cómicas. Os desenhos devem ser obrigatoriamente enviados em suporte digital, para os seguintes endereços eletrónicos:
mni@museudaimprensa.pt (
Museu Nacional da Imprensa) e
intercom@usp.pt (
Intercom).
A iniciativa partiu de uma proposta do diretor do MNI, feita em setembro de 2010, na Universidade de Caxias do Sul, Brasil, durante um debate sobre a importância do cartune na sociedade.
Na base desta articulação entre o museu português e a maior entidade de investigação em Comunicação da América Latina, está a experiência do PortoCartoon-World Festival e a pesquisa que se faz sobre o humor no Brasil.