Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. 15.ª Edição do Prémio BIAL

15.ª Edição do Prémio BIAL

Até ao dia 31 de outubro, estão abertas as candidaturas ao Prémio BIAL 2012, que visa distinguir a investigação médica.

EVENTO:

  De 31 de outubro a 01 de novembro de 2012

  Fora da UBI

  Importar iCal

Partilha

A Fundação BIAL abriu, em janeiro, as candidaturas à 15.ª Edição do Prémio BIAL, um dos maiores prémios dedicados à investigação científica na área da medicina em toda a Europa.

O galardão tem como grande objetivo atrair os melhores profissionais de saúde em Portugal e, cada vez mais, os melhores profissionais de saúde de todo o mundo, continuando a premiar e a incentivar a investigação médica.

O Prémio BIAL, cujo valor total ascende a 340 mil euros, contempla a investigação básica e a pesquisa clínica através de duas modalidades. No valor de 200 mil euros, o "Grande Prémio BIAL de Medicina" visa distinguir trabalhos de índole médica de grande qualidade e relevância científica. O "Prémio BIAL de Medicina Clínica", no valor de 100 mil euros, premeia um tema livre dirigido à prática clínica. Nesta edição as menções honrosas têm o valor de 10 mil euros cada, podendo o júri eleger até quatro trabalhos com esta distinção.

Para além do valor monetário, o Prémio BIAL contempla igualmente a edição exclusiva, com uma tiragem de cerca de dez mil exemplares, do trabalho vencedor do Prémio BIAL de Medicina Clínica e de algumas das obras galardoadas, para divulgação e distribuição gratuita junto dos profissionais de saúde.

O júri da edição Prémio BIAL 2012 é presidido pelo Professor António de Sousa Pereira e constituído por representantes das Escolas de Medicina Portuguesas, nomeadamente os Professores Miguel Castelo-Branco (Faculdade de Ciências da Saúde - U. Beira Interior), Maria João Marques Gomes (Faculdade de Ciências Médicas - U. Nova de Lisboa), Adelino Leite Moreira (Faculdade de Medicina - U. Porto), António Martins da Silva (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - U. Porto), Luís Providência (Faculdade de Medicina - U. Coimbra), Nuno Sousa (Escola de Ciências da Saúde - U. Minho) e Rui Victorino (Faculdade de Medicina - U. Lisboa).

Atribuído de dois em dois anos, o Prémio BIAL foi instituído em 1984 e visa distinguir e divulgar trabalhos de grande repercussão na área da investigação médica. Desde a sua constituição o Prémio BIAL já analisou 518 obras candidatas e mobilizou 1.156 investigadores, médicos e cientistas, tendo distinguido 227 autores (87 obras premiadas). Entre os trabalhos premiados foram editadas e distribuídas gratuitamente junto dos profissionais de saúde 32 obras, num total de cerca de 300.000 exemplares.

Ver Regulamento.

Data da última atualização: 2012-02-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.