O Teatro das Beiras, na Covilhã, recebe A Barraca com o espetáculo "De Mary para Mary", uma encenação de Maria do Céu Guerra e interpretação de Rita Lello.
Mary Wollstonecraft (1759-1797) filósofa iluminista, conferencista, tradutora, editora, pioneira do pensamento feminista, a mulher que se atreveu a reclamar a igualdade entre mulheres e homens num tempo em que a própria ideia de igualdade era inadmissível. Sozinha em sua casa com a filha e no delírio provocado pela febre pós-parto, Wollstonecraft acredita estar a dar uma conferência. O seu único público é na verdade um público imaginário que a filósofa acredita ter entrado na sala e a filha recém-nascida que virá a ser a aclamada escritora Mary Shelley, autora de um dos clássicos da literatura mundial: Frankenstein, o Prometeu Moderno.
Comovente, dramático, poético, político, pedagógico neste espetáculo meta-teatral, Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar. Ama e continua a aprender a amar. Decide sempre em todas as ocasiões falar a verdade e nunca te faltarão as palavras.”
Inserido na iniciativa 4as de Teatro, “De Mary para Mary” sobe ao palco do Teatro das Beiras, no Auditório Fernando Landeira, às 21h30 no dia 26 de fevereiro (quarta-feira).
Duração: 75 minutos
Classificação etária: maiores de 14 anos
Preço bilhete: 7€ (aplicam-se descontos).
Bilhetes disponíveis no Teatro das Beiras e na Ticketline.
Reservas para 275 336 163