“O Grito pela Liberdade de Imprensa do Jornal do Fundão” recorda um episódio marcante da história do Jornal do Fundão: em maio de 1965, o jornal foi suspenso por seis meses após noticiar, sem censura crítica, a atribuição de um prémio literário ao escritor Luandino Vieira, então preso no Tarrafal.
Além de ser multado, o jornal passou a sofrer uma fiscalização mais rígida, regressando apenas em novembro, após forte mobilização da sociedade. Mais do que um registo histórico, esta exposição convida à reflexão sobre a importância da liberdade de imprensa e o papel da sociedade na sua defesa.
A exposição "O Grito pela Liberdade de Imprensa do Jornal do Fundão", organizada pela Biblioteca da Universidade da Beira Inteiror (UBI) com o apoio do Jornal do Fundão (JF), encontra-se no mês de abril na Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), onde pode ser visitada ao longo do mês.
Em maio, seguirá para a Biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde, onde ficará patente até ao final do mês. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 20h00.