As candidaturas poderão ser feitas no site da iniciativa até às 17h00 do dia 31 de Maio de 2012. Para mais informações, consulte o regulamento aqui e os formulários de candidatura aqui. Recorde-se que a reestruturação do GPA Portugal 2012 levou à introdução de novas categorias: Gestão – Eficiência e Recursos; Agricultura, Mar e Turismo; Information Technology; e Rock In Rio Atitude Sustentável GPA. Destaque ainda para o lançamento de um prémio especial para a melhor obra original na área do ambiente.
Poderão concorrer ao Green Project Awards projetos e iniciativas que visem ao desenvolvimento sustentável por meio da gestão, da conservação e do uso, inscritos nas seguintes categorias:
Agricultura, Mar e Turismo
serão aceites candidaturas de projetos já implementados que tenham dado um contributo relevante para o desenvolvimento sustentável para um ou mais destes sectores de actividade.
Investigação e Desenvolvimento
serão aceites candidaturas de projetos que tenham já sido objecto de dissertação ou publicação.
Information Technology
serão aceites projectos já implementados na área das tecnologias de informação e que comprovem o seu contributo para as várias dimensões do desenvolvimento sustentável.
Gestão - Eficiência de Recursos
serão aceites candidaturas de produtos, sistemas, processos ou projetos com impacto ao nível das várias dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e económica.
Produto e Serviço
serão aceites candidaturas de produtos e serviços já implementados, nas áreas de desenvolvimento social, económica, ética e ambiental.
Campanha de Mobilização
serão aceites Campanhas de Comunicação e Acções de Sensibilização e Informação.
ROCK IN RIO Atitude Sustentável
destina-se a homenagear pessoas que se distinguiram pelo seu empenho na melhoria da qualidade de vida da comunidade, ao nível local e nacional, pela sua actuação consistente com os três pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social e económico).
Em 2012, o Green Project Awards conta também com um Prémio Especial - Melhor obra original na área do ambiente, atribuído pela Sociedade Ponto Verde, em conjunto com a editora Princípia. Este Prémio destina-se à publicação de ensaios académicos nas vertentes de Educação Ambiental e de Investigação Aplicada, para a divulgação de práticas e procedimentos favoráveis a políticas e comportamentos ambientalmente sustentáveis e responsáveis.