Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto/instituição de I&D «SOPAs - Self-Oscillating Power Amplifiers», do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, PTDC/EEA-TEL/114530/2009, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).
- Área Científica
Engenharia Eletrotécnica.
- Requisitos de admissão
Mestrado numa das seguintes áreas: Engenharia Eletrotécnica; Engenharia Eletrónica e Telecomunicações; Física. Será dada preferência a candidatos com conhecimentos em Eletrónica de Rádio Frequência e em modelação e identificação de sistemas.
- Plano de trabalhos
Análise e teste em ambiente de simulação de diferentes arquiteturas de amplificadores RF auto-oscilantes (Self-Oscillating Power Amplifiers, ou simplesmente, SOPAs), com o objetivo de caracterizar o comportamento dessas arquiteturas em termos de linearidade e, também, de estabilidade. É também pretendido que, durante estes testes, sejam definidas linhas orientadoras para a implementação de um amplificador final com, simultaneamente, uma elevada eficiência energética e um elevado nível de linearidade entre o sinal de entrada e o de saída. Este plano de trabalho dará continuidade ao trabalho que já decorre no âmbito deste projeto SOPAs.
- Legislação e regulamentação aplicável
Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.
- Local de trabalho
O trabalho será desenvolvido no Instituto de Telecomunicações de Aveiro do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Telmo Reis Cunha.
- Duração da bolsa
A bolsa terá à duração de 10 meses, com início previsto em abril de 2012.
- Valor do subsídio de manutenção mensal
O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
- Métodos de seleção
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular e Entrevista, com a respetiva valoração de 40 valores para a Avaliação Curricular (40%), e 60 valores para a Entrevista (60%). Candidaturas que não verifiquem os Requisitos de Admissão serão excluídas do concurso na fase da Avaliação Curricular.
- Composição do Júri de Seleção
Presidente: Telmo Reis Cunha.
Vogais Efetivos: Pedro Miguel da Silva Cabral e Pedro Miguel Ribeiro Lavrador. Suplente: José Carlos Esteves Duarte Pedro.
- Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
- Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
O concurso encontra-se aberto no período de 19 a 30 de março de 2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações.
As candidaturas deverão ser entregues pessoalmente, durante o período 09h00-17h00, ou remetidas por correio para o:
Instituto de Telecomunicações - Polo de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
podendo ainda ser enviadas por correio eletrónico para o endereço
sandra@av.it.pt, mencionando sempre a referência do concurso (Refª 361/2012).