A Comissão Europeia lança o primeiro prémio da UE para jornalistas no domínio da saúde, visando em particular os artigos publicados na imprensa escrita e via Internet. Este prestigiado prémio é um importante elemento da recente campanha "A Europa dos Doentes". O prémio visa simultaneamente distinguir e promover um jornalismo de elevada qualidade na área da saúde, em toda a Europa. Pretende igualmente incentivar e desenvolver o debate sobre as questões relativas à saúde na UE, em especial as iniciativas relacionadas com a campanha "A Europa dos Doentes".
Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Saúde, declarou que "o prémio reconhece o papel crucial e a responsabilidade dos jornalistas ao divulgarem as acções e políticas de saúde da UE junto dos cidadãos europeus. As iniciativas desenvolvidas no âmbito da campanha "A Europa dos Doentes", como o rastreio do cancro, a segurança dos doentes, o transplante e a doação de órgãos, a utilização de antibióticos e os cuidados de saúde transfronteiriços, afectam-nos a todos e reflectem a necessidade para a Comissão de dar prioridade aos cidadãos. Espero que este prémio venha a estimular um debate tanto ao nível local como nacional e europeu". Serão considerados todos os artigos publicados na imprensa escrita ou Internet, entre 2 de Julho de 2008, data da primeira iniciativa da campanha "A Europa dos Doentes", e a data-limite de 15 de Junho de 2009. Os jornalistas devem enviar os seus artigos utilizando o formulário electrónico disponível no sítio Web da referida campanha. O sítio fornece também todas as informações necessárias sobre as regras e condições aplicáveis.
A selecção do vencedor será feita em duas fases. Primeiramente, os júris nacionais, presididos pela Representação da Comissão e compostos por dois especialistas na área da saúde e dois jornalistas, seleccionarão um finalista nacional para cada Estado Membro. De seguida, serão seleccionados o vencedor e o 2.º e 3.º lugares. A selecção final será assegurada por um júri europeu, presidido por Roberto Madelin, Director-Geral da Comissão Europeia para a Saúde e a Protecção dos Consumidores. Os nomes dos membros dos júris nacionais e do júri europeu, quando confirmados, serão publicados no sítio Web da campanha "A Europa dos Doentes".
Os 27 finalistas serão convidados a participar num seminário sobre a saúde na UE, em Bruxelas, no Outono de 2009, destinado aos meios de comunicação social, bem como na cerimónia de atribuição dos prémios, que contará com a presença da Comissária Androulla Vassiliou. O primeiro prémio ascenderá a 5 000 euros, o segundo a 3 000 euros e o terceiro a 2 000 euros.
O prémio europeu atribuído aos jornalistas no domínio da saúde e a campanha "A Europa dos Doentes" são financiados ao abrigo do Segundo Programa de Acção Comunitária no domínio da Saúde (2008-2013).
Este prémio pretende ser um evento anual e o seu âmbito será eventualmente alargado de forma a cobrir também os meios de comunicação audiovisuais. Tal dependerá do êxito e dos ensinamentos retirados deste primeiro ano de realização.
Para apresentar o seu artigo e obter mais informações sobre este prémio deve consultar o sítio Web da campanha "A Europa dos Doentes":
http://ec.europa.eu/health-eu/europe_for_patients/index_pt.htm
Segundo Programa de Acção Comunitária do domínio da Saúde (2008-2013):
http://ec.europa.eu/health/ph_programme/pgm2008_2013_en.htm
Contactos:
Nina Papadoulaki – (32-2) 298 63 78
Antonie Kerwien – (32-2) 297 26 86
Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm