O
Nokia Gamelopers 2012, organizado pela Universia, vem sublinhar o compromisso da Nokia em investir em aplicações nacionais. Esta iniciativa desafia os estudantes universitários a desenvolverem aplicações para Windows Phone, Symbian e Web Apps/ Java, seguindo um processo muito simples. Basta ir à página
www.gamelopers.com.pt, ter uma ideia do que se quer fazer e, depois, registar-se e submeter a sua aplicação a concurso e à Nokia Loja de Aplicações, até ao dia 1 de junho de 2012.
Para além de estar aberto a estudantes universitários, este projeto também permite que empresas ou particulares participem, mas neste caso só o poderão fazer em Symbian Qt.
Para ajudar os interessados a desenvolver a aplicação ou jogo que quiserem ter no seu smartphone, irão ser realizadas sessões de formação na Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior Técnico), no ISCTE-IUL (ISTA), na Universidade de Aveiro (DETI) e na Universidade de Porto (Faculdade de Engenharia)*. Além disso, no site do concurso, na área “Criar App”, os participantes poderão encontrar uma série de ferramentas, tutoriais e vídeos, que os ajudarão.
O Nokia Gamelopers 2012 é também uma forma de aproximar os alunos ao mercado empresarial, uma vez que os seus projetos serão avaliados, maioritariamente, por profissionais da área das aplicações móveis.
Prémios aliciantes
Quem participar no Nokia Gamelopers 2012 habilita-se a ganhar prémios bastante aliciantes: o primeiro e o segundo lugar da categoria de Symbian Qt serão galardoados com um estágio profissional numa empresa de desenvolvimento de software. Dos prémios constam ainda smartphones Nokia, como o Nokia 808 Pure View (que integra uma câmara de 41 MP); o Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710 (os primeiros smartphones Nokia com o sistema operativo Windows Phone), o Nokia 700 (um equipamento amigo do ambiente com NFC integrado); o Nokia 500 (um smartphone touch screen que privilegia a música e o entretenimento) e um Nokia headphones sem fios (para uma total liberdade de movimentos).
Paralelamente, o professor, a empresa e o particular que mais contribuam para a dinamização desta iniciativa, serão distinguidos com um smartphone Nokia.