As bolsas de estudos são administradas pelo Ministero degli Affari Esteri (Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano) e são concedidas pelo Governo Italiano a cidadãos portugueses para levar a efeito estudos formais e/ou para frequentar programas de estudo ou investigação, bilaterais ou multilaterais, em Itália.
As áreas de estudo abrangidas são variáveis e permitem o acesso a programas que vão desde Cursos de Especialização a Doutoramentos. Visam favorecer a cooperação cultural internacional e a difusão do conhecimento da língua, da cultura e da ciência italiana, favorecendo também a projeção do setor económico e tecnológico da Itália no resto do mundo. As bolsas são atribuídas, prioritariamente, a estudantes estrangeiros que demonstrem, graças à excelência do seu curriculum de estudos, estar à altura de levar a efeito com aproveitamento os estudos em Itália em instituições públicas.
O estudante deverá candidatar-se às bolsas preenchendo o formulário interactivo em italiano ou em inglês “borse on line” disponível, com prévio registo, no
site Web do Ministero . Solicita-se que sejam lidas com atenção as relativas notas explicativas.
O prazo último final para candidaturas é fixado para a meia-noite (hora italiana) de segunda-feira, 11 de junho. Anteriormente à formalização das candidaturas, devem ser pedidas ao
Instituto Italiano de Cultura de Lisboa eventuais informações detalhadas adicionais a esta oferta.
Todos os candidatos serão informados da receção da sua candidatura. Aos candidatos selecionados será pedida a apresentação imediata das cópias autenticadas dos seus documentos com tradução em italiano autenticada.
Para mais informações, os interessados poderão ainda consultar o
regulamento.