Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto/instituição de I&D “Deteção de Defeitos em Microfabricação com Células Bacterianas (MicroBac)”/Instituto Superior Técnico, PTDC/EME-TME/118678/2010, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:
Área Científica: Biotecnologia, Engenharia Biológica
Requisitos de admissão: Grau de Mestre em Biotecnologia, Engenharia Biológica ou afins com classificação igual ou superior a 14 valores; preferência dada a Mestres com experiência em trabalhos de investigação de pelo menos um ano.
Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver tem como objetivos a produção de bactérias e a sua aplicação na identificação de defeitos em peças produzidas por microfabricação. Serão usadas técnicas de microbiologia, fermentação, microscopia de fluorescência e análise de imagem. O Mestre deverá ser capaz de conduzir experiências que permitam a caracterização morfológica das células, o estudo das interações entre as células bacterianas e as superfícies das peças, e a determinação dos parâmetros que permitem a adesão das células aos defeitos dos materiais.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010; Regulamento de Bolsas de Investigação do IST-ID.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia, Centro de Engenharia Biológica e Química do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica da Doutora Carla da Conceição Caramujo Rocha de Carvalho.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Julho de 2012. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 0 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista, com a respectiva valoração de 70 e 30%.
Composição do Júri de Seleção: Doutora Carla da Conceição Caramujo Rocha de Carvalho, Doutor Pedro Carlos de Barros Fernandes e Professora Maria Manuela Regalo da Fonseca.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de email do Resultado Final da Avaliação.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 21 de junho de 2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Formulário ID B1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (
www.ist-id.pt), Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação, e deverão ser enviadas via email:
ccarvalho@ist.utl.pt