Esta iniciativa conjunta da Comissão Europeia, Centro de Informação Europeia Jacques Delors (em representação do MNE) e Parlamento Europeu, pretende sensibilizar os cidadãos para as questões europeias, tendo em vista as eleições para o Parlamento Europeu de 7 de Junho.
Portugal Europeu – Meio Século de História é uma exposição de base fotográfica que reúne um conjunto significativo de imagens de documentos, fotografias de época, citações, referências e marcos históricos da história diplomática portuguesa contemporânea, com incidência nas relações entre o nosso país e o processo de integração europeia. A exposição divide-se em quatro períodos marcantes da História de Portugal, com início no pós-segunda Guerra Mundial. A apresentação é feita em painéis de cerca de dois metros de altura, com uma forte identidade visual.
Recorda-se o Estado Novo, a instauração da democracia, o desenvolvimento económico e social. Salientam-se as negociações com o mercado Comum, hoje União Europeia, e a nossa participação desde a adesão. Reconstitui-se o fio do tempo de mais de seis décadas, recorrendo à cronologia de acontecimentos emblemáticos da História contemporânea de Portugal.
A inauguração da exposição será no dia 3 Abril, pelas 11 horas, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Lanifícios - Núcleo da Real Fábrica dos Panos. Esta iniciativa contemplará debates que terão lugar em Maio.