Organização e Representação na Economia Informal nos PALOP: experiências e perspetivas
Centro de Estudos Africanos – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Encontra-se aberto de 11 a 25 de junho de 2012 concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de investigação para Mestre inscrito em programa de Doutoramento com a duração de 12 meses no âmbito do projeto de investigação Organização e Representação na Economia Informal nos PALOP: experiências e perspetivas, Centro de Estudos Africanos – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Ref. PTDC/AFR/113992/2009, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) nas seguintes condições:
Área Científica: Estudos Africanos
Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir formação em Ciências Sociais. Deverão estar já inscritos num programa de doutoramento com projetos individuais de investigação relacionados com o trabalho a desenvolver no âmbito da Bolsa. Será dada preferência a candidatos com Mestrados em áreas relacionadas com os Estudos Africanos/Desenvolvimento e com projetos individuais de investigação convergentes com o trabalho a desenvolver no âmbito da Bolsa. A proficiência em SPSS, EXCEL e em INGLÊS, é condição preferencial.
Plano de trabalhos: Sob a supervisão da responsável do projeto e de outros investigadores responsáveis por tarefas específicas do mesmo, o bolseiro envolver-se-á em todas as fases de desenvolvimento do projeto previstas para o período da Bolsa, nomeadamente deverá: (1) recolher e tratar dados e informações relevantes sobre Organizações de Representação na Economia Informal nos PALOP; (2) apoiar os investigadores do projeto no tratamento de dados e de informações resultantes das pesquisas realizadas; (3) colaborar na actualização da base de dados sobre Organizações de Representação na Economia Informal nos PALOP; (4) colaborar na realização de seminários, redação de artigos para revistas científicas, na edição de working papers e na elaboração de comunicações para encontros e congressos no âmbito do projeto; (5) apoiar a realização de um Seminário e de um Congresso internacional sobre as Organizações de Representação na Economia Informal nos PALOP; (6) apoiar a edição de um livro sobre a mesma temática; (7) apoiar o levantamento e selecção da informação e a redação de textos teóricos relativos ao “estado da arte” sobre a Organização e Representação na Economia Informal e temáticas diretamente correlacionadas; (8) assistir o Investigador Responsável em todos os aspetos relativos à gestão do projecto.
Objetivos a atingir: o bolseiro deverá adquirir e/ou aprofundar conhecimentos sobre a temática do projeto, sobre metodologias e técnicas de investigação, e sobre técnicas de tratamento de dados e de informações (manuseamento de programas informáticos tais como EXCEL e SPSS). Deverá igualmente adquirir e/ou aprofundar conhecimentos ao nível da organização e gestão de projetos de investigação e ao nível da realização de eventos internacionais e de publicações. É também um objectivo que este projeto apoie decisivamente a elaboração da dissertação de doutoramento do bolseiro.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Africanos – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa sob a orientação científica do Doutor Carlos Manuel Mira Godinho Fernandes Lopes.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Julho de 2012. Possibilidade de renovação por mais 10 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980/mês, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Acresce sobre esse valor o montante de €109,00/mês relativos ao Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.
A Bolsa será paga todos os meses entre os dias 22 e 30 através de transferência bancária
Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, provas de conhecimento, provas de competência de escrita científica com a respectiva valoração (0-20) e avaliação de uma proposta de plano de trabalhos. Caso o júri considere necessário, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista.
A. Avaliação curricular – 8 valores - 40%
B. Relação programa de Mestrado - Estudos Africanos/Desenvolvimento – 3 valores - 15%
C. Projeto individual de investigação convergente com o trabalho a desenvolver no âmbito da Bolsa – 3 valores - 15%
D. Plano de Trabalhos – 2 valores – 10%
D. Avaliação de competências de escrita científica – 2 valores - 10%
E. Proficiência em SPSS, EXCEL e INGLÊS – 2 valores - 10%
Composição do Júri de Seleção:
Carlos Manuel Mira Godinho Fernandes Lopes - Presidente do Júri
Ana Soares Barbosa Bénard da Costa - Vogal efectiva
Cristina Odete Udelsmann Rodrigues - Vogal efectiva
Sónia Infante Girão Frias Piepoli - Vogal suplente
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Centro de Estudos Africanos – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Sala 2N17, Av. das Forças Armadas 1649-026 Lisboa – Portugal, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail e ofício.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 25 de Junho de 2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia de um artigo/trabalho produzido no último ano e carta explicativa da razão da candidatura a esta Bolsa, indicando as principais linhas do seu programa de trabalhos no âmbito do projeto, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos de cursos/formações realizadas.
As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para
carlosele@yahoo.com e para
cea@iscte.pt, devendo ser indicada em Assunto a referência PTDC/AFR/113992/2009. O candidato deve receber um e-mail de confirmação da receção da candidatura e só após este a candidatura será valida. Pode simultaneamente entregar pessoalmente a candidatura de 2º a 5ª feira das 10h às 13h e das 15h às 17h na morada a seguir indicada, ou também simultaneamente remete-la por correio para a/o Centro de Estudos Africanos – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Sala 2N17, Av. das Forças Armadas 1649-026 Lisboa – Portugal,. Tel.: +351 21 790 30 67; Fax: +351 21 795 53 61
Nota: A informação acima requerida deverá ser submetida no
formulário próprio do Portal EraCareers, nos campos disponibilizados para o efeito.
Centro de Estudos Africanos - ISCTE/IUL
Av. das Forças Armadas
Edifício ISCTE, Sala 2N17
1649-026 Lisboa – Portugal
Tel: +351 217 903 067
Fax: +351 217 955 361
http://cea.iscte.ptfacebook.com/CentroEstudosAfricanos