Com este Concurso, o CEI visa recorrer à Imagem como meio para promover a cooperação territorial, privilegiando-se as seguintes apostas:
1. Aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais;
2. Promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além fronteiras, fomentar a troca de experiências e de conhecimentos entre espaços unidos pela matriz ibérica comum, espalhados por diferentes países de vários continentes;
3. Formar novos públicos e usar as novas tecnologias de comunicação apelando à participação de jovens estudantes universitários e ampliando, desta forma, a rede internacional de investigadores que se vai organizando a partir do CEI.
As imagens recolhidas no âmbito deste concurso documentarão a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, agrupadas nos seguintes temas:
1. Paisagens, biodiversidade e património natural
2. Espaços rurais, povoamento e processos migratórios
3. Cidade e processos de urbanização
4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e social
As candidaturas serão efectuadas online, na página
www.cei.pt, onde se encontra disponível o Regulamento detalhado, modalidades de participação e apoios a atribuir.
Na primeira edição, em 2011, o concurso “Transversalidades” contou com cerca de 280 candidaturas, tendo sido submetidas a concurso mais de 1500 imagens. Daqui resultou um Exposição um Catálogo que contemplou não apenas as fotografias premiadas mas também outras imagens que documentaram a diversidade de Territórios, Sociedades e Culturas Ibéricas.