Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI), para mestre, no âmbito do projeto de investigação PTDC/AGR-CFL/110419/2009 com o título “Estudo da composição e sazonalidade dos extrativos no borne e cerne do E. globulus em povoamentos comerciais. Redução da sua influência na produção e branqueamento de pastas para papel”, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a decorrer no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior, Covilhã, nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia Química e áreas afins
1 -Requisitos de admissão: Diploma 2º Ciclo ou equivalente legal na área da Engenharia Química e áreas afins. O candidato deverá possuir forte motivação e experiência no desenvolvimento de trabalho experimental na área dos processos químicos e em métodos analíticos avançados (LC-MS).
2 - Plano de trabalhos: O trabalho visa estudar a influência do teor e da composição dos extrativos na pasta kraft crua de E. globulus sobre o desempenho de várias sequências de branqueamento, ao nível do processo e da qualidade do produto. Para além das metodologias convencionais, irão ser usadas técnicas analíticas avançadas para monitorar o teor e a composição dos extrativos ao longo do processo e avaliado o seu impacto sobre a qualidade do produto.
3.- Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012.
4. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Prof. Doutor Rogério Simões.
5.Duração da (s) bolsa (s): A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente prorrogável por mais 12 meses, com início previsto em 14 de novembro de 2012.
6. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. Os pagamentos serão efetuados mensalmente por transferência bancária.
7 - Métodos de seleção: O processo de seleção envolve duas etapas.
1ª Etapa – O Júri analisará o CV dos candidatos elegíveis e atribuirá uma classificação de 0 a 20 valores baseada nos seguintes critérios:
a) Classificação do grau de mestre (ponderação 50%)
b) Apreciação do currículo académico, científico, técnico e profissional, e respetiva adequação ao programa de trabalhos (ponderação 50%)
2ª Etapa – Os 3 (três) candidatos com melhor classificação na 1ª Etapa de seleção serão convocados por correio eletrónico para uma entrevista na qual o Júri avaliará o perfil dos candidatos, experiência, conhecimentos e motivação relativamente ao programa de trabalho e contexto do projeto. O Júri atribuirá a cada candidato uma nota entre 0 e 20 valores baseada no respetivo desempenho na entrevista relativamente aos critérios referidos.
A classificação final será calculada através da média entre a classificação da 1ª Etapa e a 2ª Etapa (ambas com ponderação de 50%).
8. Composição do Júri de Seleção: O Júri será composto por Profª. Doutora Ana Paula Coelho Duarte (Presidente), Prof.ª Doutora Maria Emília da Costa Cabral Amaral (Vogal), Prof. Doutor Rogério Manuel dos Santos Simões (Vogal), Prof.ª Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa (Vogal suplente) e Prof. Álvaro Frederico Campos Vaz (Vogal suplente).
9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.
10.- Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 de outubro de 2012 a 26 de outubro de 2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, por correio de carta ou por correio eletrónico, devendo conter a carta de candidatura, o Curriculum Vitae detalhado do candidato e cópia do Certificado de Habilitações para:
Prof. Doutor Rogério Manuel dos Santos Simões
E-mail:
rmss@ubi.ptUniversidade da Beira Interior
Faculdade de Ciências
Departamento de Química
Rua Marquês de Ávila e Bolama 6201-001 Covilhã
Caso os candidatos pretendam esclarecer dúvidas deverão utilizar o mesmo endereço de correio eletrónico.