Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Comissão Europeia lançou oficialmente o Prémio Lorenzo Natali de 2009. Este prémio, promovido em parceria com os Repórteres sem Fronteiras e a Associação Mundial de Jornais, recompensa os jornalistas empenhados na defesa dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento.
O Comissário europeu do Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, declarou: “Sem liberdade de informação não há democracia. Uma sociedade mal informada é uma sociedade doente. O ideal do desenvolvimento, o ideal dos direitos humanos e o ideal da democracia não podem concretizar-se sem meios de comunicação livres e independentes para os questionar e suscitar o debate. A Comissão Europeia promove o Prémio Lorenzo Natali para apoiar os jornalistas empenhados que contribuem, pela qualidade do seu trabalho, para o avanço do desenvolvimento, da democracia e dos direitos humanos.”
O Prémio Natali é um prémio internacional (em 2008 participaram mais de 1 500 jornalistas de 151 países diferentes) que recompensa o jornalismo desde 1992. Está aberto aos jornalistas de televisão, rádio e imprensa escrita ou online.
Os jornalistas que desejem participar podem candidatar-se até 30 de Junho de 2009 (
www.nataliprize2009.eu 
). Os laureados receberão o prémio no mês de Outubro, em Estocolmo, numa cerimónia excepcional de entrega dos prémios que contará com a presença do Comissário do Desenvolvimento e Ajuda Humanitária.
Os prémios, no valor total de 60 000 euros, poderá recompensar jornalistas de África, da Europa, do Magrebe/Médio Oriente, da Ásia e da América Latina/Caraíbas.
Contexto:
- O Prémio Lorenzo Natali faz parte integrante da política de desenvolvimento da Comissão Europeia, que considera a defesa da liberdade de expressão, da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento uma forma de agir em prol da boa governação, da paz e do progresso e de melhorar as condições de vida nos países mais pobres.
Para promover o Prémio Lorenzo Natali, a Comissão Europeia associou-se este ano mais uma vez a duas das associações de imprensa mais prestigiadas do mundo: - Repórteres sem Fronteiras, que venceu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento em 2005;
- World Association of Newspapers, que representa, no total, mais de 18 000 publicações dos cinco continentes.
Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm