Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Prémio Lorenzo Natali de 2009

Prémio Lorenzo Natali de 2009

Este prémio, visa recompensar, os jornalistas empenhados na defesa dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento.

EVENTO:

  30 de junho de 2009

  Fora da UBI

  Importar iCal

Partilha

Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Comissão Europeia lançou oficialmente o Prémio Lorenzo Natali de 2009. Este prémio, promovido em parceria com os Repórteres sem Fronteiras e a Associação Mundial de Jornais, recompensa os jornalistas empenhados na defesa dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento.

O Comissário europeu do Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, declarou: “Sem liberdade de informação não há democracia. Uma sociedade mal informada é uma sociedade doente. O ideal do desenvolvimento, o ideal dos direitos humanos e o ideal da democracia não podem concretizar-se sem meios de comunicação livres e independentes para os questionar e suscitar o debate. A Comissão Europeia promove o Prémio Lorenzo Natali para apoiar os jornalistas empenhados que contribuem, pela qualidade do seu trabalho, para o avanço do desenvolvimento, da democracia e dos direitos humanos.”

O Prémio Natali é um prémio internacional (em 2008 participaram mais de 1 500 jornalistas de 151 países diferentes) que recompensa o jornalismo desde 1992. Está aberto aos jornalistas de televisão, rádio e imprensa escrita ou online.

Os jornalistas que desejem participar podem candidatar-se até 30 de Junho de 2009 (www.nataliprize2009.eu Link Externo). Os laureados receberão o prémio no mês de Outubro, em Estocolmo, numa cerimónia excepcional de entrega dos prémios que contará com a presença do Comissário do Desenvolvimento e Ajuda Humanitária.

Os prémios, no valor total de 60 000 euros, poderá recompensar jornalistas de África, da Europa, do Magrebe/Médio Oriente, da Ásia e da América Latina/Caraíbas.

Contexto:

  • O Prémio Lorenzo Natali faz parte integrante da política de desenvolvimento da Comissão Europeia, que considera a defesa da liberdade de expressão, da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento uma forma de agir em prol da boa governação, da paz e do progresso e de melhorar as condições de vida nos países mais pobres.
    Para promover o Prémio Lorenzo Natali, a Comissão Europeia associou-se este ano mais uma vez a duas das associações de imprensa mais prestigiadas do mundo:
    • Repórteres sem Fronteiras, que venceu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento em 2005;
    • World Association of Newspapers, que representa, no total, mais de 18 000 publicações dos cinco continentes.
Para mais informações sobre assuntos europeus:
http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm Link Externo

Data da última atualização: 2009-05-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.