Estão abertas candidaturas para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI - Mestre) no âmbito do Projecto QREN (FCOMP-01-0124-FEDER-010840) (FCT PTDC/QUI-QUI/102454/2008), designado por “Desenvolvimento de Metedologias de Síntese Orgânica, Baseadas num Reactor de Aquecimento Óhmico” da Unidade de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (DQ/UA) em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FC/UP), Instituto de Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares – Porto (ICETA-Porto/UP) e a Universidade do Minho, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).
Nas seguintes condições:
Área Científica: Química
Requisitos de admissão: Os destinatários das bolsas são, por ordem de relevância, licenciados em Química, Engenharia Química, Mecânica ou Materiais com classificação final que deverá ser igual ou superior a 13 (treze) valores e com Mestrado.
Parâmetros de avaliação: Para além das médias finais de Licenciatura e Mestrado dos candidatos, serão valorizados, quando aplicável, os seguintes aspetos - experiência prévia em síntese, purificação e análise estrutural de compostos heterocíclicos de azoto por ressonância magnética nuclear; experiência na construção e teste de instrumentação científica; indicadores de produtividade científica, como comunicações em congressos científicos e artigos científicos em revistas internacionais indexadas (ISI).
Os trabalhos a desenvolver pelos dois bolseiros visam o estabelecimento de metodologias de síntese orgânica baseadas num reator de aquecimento óhmico. Mais especificamente, terão a seu cargo a síntese e caracterização estrutural de compostos heterocíclicos do tipo pirazol e quinolona. A síntese destes compostos envolverá a utilização e comparação de diferentes processos de aquecimento, como o aquecimento clássico, micro-ondas e o aquecimento óhmico. Os compostos terão que ser caracterizados por ressonância magnética nuclear de protão e carbono, espetrometria de massa e análise elementar ou espetrometria de massa de alta resolução. Os Bolseiros envolvidos neste projeto irão colaborar com Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com Investigadores da Universidade do Minho.
O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob orientação científica da Doutora Vera Lúcia Marques da Silva e do Doutor Artur Manuel Soares da Silva.
Duração das bolsas: As bolsas terão a duração de 5 meses e meio, cada uma, com início previsto em 14 de junho de 2013.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a € 980 mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento das bolsas é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.
As candidaturas devem ser acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificados de habilitações, incluindo a média de licenciatura e Mestrado ou do Mestrado Integrado; Documento comprovativo de outros graus, quando aplicável; Carta de motivação e apresentação (incluindo endereço de email); Fotocópia do Bilhete de Identidade.
As candidaturas deverão ser feitas por carta e ser dirigidas a:
Doutora Vera Lúcia Marques da Silva (verasilva@ua.pt)
Departamento de Química, Universidade de Aveiro 3810-193 AVEIRO
ou para Professor Artur Manuel Soares da Silva (artur.silva@ua.pt)
Departamento de Química, Universidade de Aveiro,
3810-193 AVEIRO
FONTE: UA