A Tese de Doutoramento defendida na Universidade da Beira Interior (UBI) por Vasco Ferrinho Lopes foi premiada pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP), pelo estudo inovador na área da Inteligência Artificial, mais concretamente em Neural Architecture Search. O trabalho intitula-se “Improving Neural Architecture Search With Bayesian Optimization and Generalization Mechanisms” e foi distinguido como a Melhor Tese de Doutoramento APRP 2023–2024.
A investigação de 3.º Ciclo em Engenharia Informática apresenta novos métodos para automatizar o processo de criação de redes neuronais, permitindo desenvolver modelos de alto desempenho de forma mais eficiente e acessível.
O objetivo do trabalho, orientado pelo docente do Departamento de Informática (DI-UBI), Luís A. Alexandre, passa por trilhar o caminho em direção da democratização do acesso a soluções de IA, em específico, modelos de visão computacional avançados, facilitando a adoção de tecnologias inteligentes por parte de investigadores, empresas e organizações, mesmo sem equipas técnicas especializadas.
O percurso de Vasco Ferrinho Lopes distingue-se tanto pelo mérito académico como pela experiência internacional e empreendedora. Conta com passagens em instituições de excelência, como o Google Research, em Zurique, e o Huawei R&D, em Paris e Londres.
Fundou a DeepNeuronic, uma startup especializada em Inteligência Artificial aplicada à Visão por Computador, que já atraiu investimento privado, contando com diversas empresas de referência como clientes.
É também Professor Auxiliar Convidado no DI-UBI e investigador no NOVA Lincs. A nível académico tem um vasto leque de publicações científicas e inúmeros prémios de mérito.
A distinção de Melhor Tese de Doutoramento da APRP tem como objetivo distinguir trabalhos de elevado mérito científico na área do Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial, representando o impacto científico e prático do trabalho desenvolvido. Vasco Ferrinho Lopes recebeu o prémio no início de julho, durante o jantar de gala da conferência IBPRIA, que teve lugar em Coimbra.