Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBIAT em destaque na competição aeroespacial AeroCup

UBIAT em destaque na competição aeroespacial AeroCup

  • NOTÍCIA
  •   28 de julho de 2025  

A equipa de estudantes de Engenharia Aeronáutica da UBI venceu uma das categorias da prova com pontuação máxima e ainda arrecadou o prémio de Melhor Projeto de Engenharia e Design.

Ficheiro com o nome: UBIAT AeroCup 2025

 

A UBIAT – UBI Aeronautics Team conquistou o primeiro lugar na categoria “Manual”, da competição aeroespacial AeroCup. A formação composta por estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI) sagrou-se ainda a melhor no prémio destinado aos projetos das aeronaves.

Os alunos da UBI triunfaram em “Manual”, categoria de voos pilotados, vencendo todas as provas de voo (“Dynamic Events”) com pontuação máxima (250/250 pontos). A equipa arrecadou ainda o prémio de Melhor Projeto de Engenharia e Design, que avalia a componente técnica e conceptual da aeronave, novamente com pontuação máxima (90/90 pontos).

A UBIAT utilizou nesta competição a mesma aeronave que representou a equipa no Design, Build & Fly, nos EUA, em abril deste ano.

Durante a AeroCup, voltou a destacar-se ao atingir uma velocidade máxima de 204 km/h e ao resistir a cargas de 8g (oito vezes o seu peso). Estabeleceu, assim, novos recordes, reforçando o percurso da UBIAT e da UBI em termos de inovação, rigor técnico e trabalho colaborativo no panorama da engenharia aeronáutica em Portugal.

A AeroCup teve a sua primeira nos dias 19 e 20 de julho e decorreu no Campo Militar de Santa Margarida. Estiveram presentes quatro equipas universitárias portuguesas: a UBIAT, a Atlas (Instituto Superior Técnico), a Automec (Universidade de Aveiro) e a Academia Militar. 

Todas estas equipas competiram na Categoria “Manual”, que consagrou a UBIAT como vencedora.

A prova teve ainda a Categoria “Automática”, que contou apenas com duas das quatro formações. A Automec saiu vencedora frente à Atlas, embora nenhuma das duas tenha conseguido completar as provas de voo.

Data da última atualização: 2025-07-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.