A Universidade da Beira Interior (UBI) vai lançar, no início do próximo ano letivo de 2025/2026, a Linha de Apoio Altamente Saudáveis da UBI – LãSUBI, uma linha de apoio entre pares que tem como objetivo reforçar a promoção da saúde mental e do bem-estar da comunidade académica. A iniciativa insere-se no projeto Altamente Saudáveis.UBI, que visa desenvolver respostas eficazes e acessíveis para as necessidades psicológicas dos estudantes, contribuindo para um ambiente universitário mais saudável.
A LãSUBI proporcionará um atendimento imediato por colegas especialmente formados, oferecendo suporte em momentos desafiantes e, sempre que necessário, encaminhando para os serviços de apoio especializados adequados.
O recrutamento de voluntários está aberto até 15 de setembro, podendo ser feito online.
Podem candidatar-se estudantes da UBI com vontade de contribuir ativamente para a promoção do bem-estar na academia.
Os voluntários terão acesso a formação especializada e certificada, que incluirá competências como escuta ativa, empatia, aconselhamento básico e noções fundamentais sobre sofrimento emocional, de forma a assegurar uma resposta adequada e ética aos pedidos de ajuda.
A LãSUBI é uma das ações da estratégia institucional da UBI para a promoção da saúde mental no contexto académico e todos são convidados a fazer parte ativa da promoção da saúde, como salienta a equipa do projeto: “A LãSUBI representa um gesto de cuidado coletivo. Todos podem fazer a diferença, e por vezes, basta estar presente e saber ouvir”, salienta a equipa do projeto.
Com a implementação da Linha de Apoio, a UBI cria mais uma vertente da área do Voluntariado, que tem sido uma forte aposta nos últimos anos. Os estudantes podem consultar e aderir a diversas propostas e entidades na página criada para o efeito, através das quais podem contribuir com parte do seu tempo para a comunidade.
Além do impacto nas pessoas, o voluntariado traz benefícios diretos aos estudantes: é reconhecido no suplemento ao diploma, tem valor enquanto competência transversal junto dos empregadores e permite o acesso ao Estatuto de Estudante Voluntário.
O trabalho que tem sido realizado nesta área já valeu à UBI a atribuição do Selo Academia Voluntária, em duas ocasiões consecutivas.