Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Doutoramento em Media Digitais | Programa UT Austin-Portugal

Doutoramento em Media Digitais | Programa UT Austin-Portugal

Inscrições abertas até 15 de Setembro.

EVENTO:

  De 03 a 15 de setembro de 2009

  Fora da UBI

  Importar iCal

Partilha

Entra em funcionamento no ano lectivo de 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 (4 anos).          

Condições de acesso para o ano lectivo de 2009/2010

Vagas: 12 (FCT/UNL, FCSH/UNL), 12 (U. Porto)

Regras de Admissão:

Para ingressar no programa de doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, em particular, respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:

  1. Possuir o grau de mestre ou um 2.º ciclo de estudos em engenharia em áreas tecnológicas e científicas afins aos media digitais, ciências da informação e da comunicação ou design;
  2. Possuir uma graduação de Ensino Superior, obtida em instituição nacional ou estrangeira, reconhecida como apropriada pela comissão científica do programa;
  3. Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido, pela comissão científica, como relevante e apropriado. 
Documentação do processo de candidatura (on line):

  1. Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas;
  2. Curriculum vitae;
  3. Os candidatos da área artística deverão apresentar um portfólio.;
  4. Declaração de Intenções (Letter of Intent) em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa de doutoramento;
Critérios de seriação dos candidatos:

A selecção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada, podendo convocar para uma entrevista os candidatos potencialmente elegíveis.

Objectivos

Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais. 

O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interactivos sobre a web, a TV interactiva, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.

O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.

Plano curricular

Duração

A duração típica do programa é de 4 anos a tempo inteiro (240 ECTS), correspondendo 1 ano à componente curricular (Curso de Doutoramento)  e os 3 anos subsequentes à componente de investigação.

O curso está organizado nas seguintes especialidades: (1) Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interactivos; (2) Tecnologias; (3) Jornalismo; (4) Indústria, Públicos e Mercados. A component curricular, comum às diferentes especialidades inclui as seguintes unidades curriculares:

  • História e Tendências dos Media Digitais
  • Laboratório dos Media
  • Tecnologia dos Media
  • Teoria da Comunicação
  • Métodos de Investigação
  • Opção Livre I, II e III
Saídas profissionais

O Programa de Doutoramento tem como objectivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação n

  •   UBI

Data da última atualização: 2009-09-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.