No âmbito do Programa Fulbright para Estudantes Americanos, a iniciativa Fulbright ETA coloca jovens americanos em instituições de ensino superior portuguesas, onde lhes serão atribuídas várias tarefas com o objectivo de fortalecer as capacidades dos alunos locais na língua inglesa e no conhecimento geral sobre os Estados Unidos da América. Ao mesmo tempo, procura-se que os ETA melhorem os seus conhecimentos da língua e da cultura do país de acolhimento. Os ETA, pelo facto de, sendo americanos, terem como língua materna o inglês, funcionam como um recurso na sala de aula, dando assistência aos professores no que diz respeito não só ao ensino do inglês como, também, de outras matérias que eventualmente sejam leccionadas em inglês.
Podem também facultar serviços informais de aconselhamento educacional, prestando informações sobre como estudar nos E.U.A.; participando em “workshops” ou “clubes” de inglês; e dando palestras sobre os E.U.A. aos alunos da instituição ou para públicos mais alargados da comunidade.
A estadia do ETA será de 9 meses, entre Outubro de 2014 e Junho de 2015. As atividades a atribuir ao ETA não deverão exceder as 16 horas de trabalho por semana. Sendo os ETA jovens recém-graduados, não deverão ficar responsáveis pelas aulas nem lhes deverão ser dadas responsabilidades significativas ao nível do ensino. O ETA deverá ter um mentor, que o supervisionará e coordenará a sua actividade.
Os custos inerentes a este programa são partilhados entre o Programa Fulbright e a instituição que acolhe o bolseiro. Cabe à Comissão Fulbright suportar o pagamento do valor da bolsa a atribuir ao ETA, os custos da viagem de ida e volta EUA-Portugal, as despesas administrativas referentes aos serviços de recepção e acompanhamento dos bolseiros e o custo do seguro de saúde e acidentes providenciado aos bolseiros Fulbright.
Espera-se da instituição o acompanhamento do bolseiro durante a estadia, nomeadamente no processo de renovação do visto, bem como uma comparticipação, sob a forma de:
- alojamento em residência universitária para professores ou em apartamento,
- alimentação (na cantina universitária ou outra),
- frequência pelo bolseiro de um programa de estudos na instituição, em especial um curso de língua e cultura portuguesas, com isenção de propinas.
A partilha adicional de outros custos por parte da instituição poderá ser um factor preferencial na selecção das instituições de acolhimento de ETA, que assinarão com a Comissão Fulbright um acordo de colaboração específico.
Caso haja interesse em participar neste programa deverão fazer –nos chegar a proposta até ao dia 19 de Março de 2014, enviando o formulário que segue em anexo, preenchido em inglês, para o endereço program@fulbright.pt.
Nesta altura são já conhecidos os potenciais ETA que se candidataram tendo Portugal como destino e que foram recomendados pelo Departamento de Estado americano.
Formulário de candidatura