Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Exposição de Pranchas de Banda Desenhada "O MAGRIÇO", de Pedro Emanuel

Exposição de Pranchas de Banda Desenhada "O MAGRIÇO", de Pedro Emanuel

A Galeria da Real Fábrica de Panos recebe no próximo dia 25 de março (quarta-feira), pelas 15h00, a exposição de pranchas de banda desenhada sobre a figura histórica de Álvaro Gonçalves Coutinho - "O Magriço", lendário cavaleiro de Penedono (Viseu), da autoria de Pedro Emanuel.

EVENTO:

  25 de março de 2015

  Importar iCal

Partilha

O interesse de Pedro Emanuel pela banda desenhada levou-o a criar em pranchas BD, que agora podem ser vistas nesta exposição, as aventuras de "O Magriço" e dos Doze de Inglaterra. Estes cavaleiros, originários das terras beirãs, formaram o grupo que partiu em demanda até Inglaterra, por alturas de 1390, para defenderem a honra de um grupo de doze damas inglesas ultrajadas. Deles destacava-se o “Magriço”, que se viria a notabilizar pela sua valentia e bravura em combate e em torneios.

Esta mostra, com a curadoria de António José Coelho (Quartzo Ed.), de Ana Maria Tavares Martins (DECA/UBI, CITAD, CIDEHUS) e Filipe Lacerda Neto (DECA/UBI), realiza-se com os apoios da Quartzo Editora, da Câmara Municipal de Penedono e do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI no âmbito da disciplina de Desenho II/2 do Mestrado Integrado em Arquitectura da UBI.

A exposição vai estar patente ao público entre os dias 25 de março e 24 de maio, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00, e a entrada é livre para a comunidade em geral.

 

Nota biográfica do Autor

Pedro Emanuel dos Santos Fernandes é natural da vila de Gonçalo, pertencente ao concelho da Guarda. Actualmente reside na cidade de Viseu onde exerce a sua actividade profissional. Formou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Posteriormente concluiu o Mestrado em Política Cultural Autárquica com a defesa da tese: “A Rota dos Sentidos” na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu percurso profissional tem-se desenvolvido enquanto professor do ensino secundário, leccionando as disciplinas de Filosofia e Psicologia e, enquanto formador no Instituto do Emprego e Formação Profissional, na área da educação e formação de adultos. Desde cedo se interessou pelos domínios da arte, nomeadamente no campo das artes plásticas, no desenho, na pintura e na ilustração, áreas onde tem desenvolvido, de forma autodidática, inúmeros trabalhos.
O ambiente natural, o ambiente construído, o gesto que o constrói, os rostos modelados no tempo, as tradições em vias de extinção são temas preferenciais assim como a natureza humana, a temporalidade, a finitude do ser e a efemeridade da beleza. O seu interesse desdobra-se, igualmente, por outras áreas como a filosofia política, existencial, antropologia filosófica, pela estética filosófica, pela astronomia e pela cosmologia. O seu interesse pela Banda Desenhada levou-o a criar, em pranchas de BD, as aventuras d’O Magriço e dos Doze de Inglaterra.
Presentemente encontra-se a preparar as pranchas de BD da história dos amores entre D. Tedo e a princesa Ardínia. Proximamente editará a peça de teatro intitulada O Guardador de Sonhos, escrita e ilustrada por si.

ver cartaz

Data da última atualização: 2015-03-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.