2. Eventos
  3. Exposição de Pranchas de Banda Desenhada "O MAGRIÇO", de Pedro Emanuel

Exposição de Pranchas de Banda Desenhada "O MAGRIÇO", de Pedro Emanuel

A Galeria da Real Fábrica de Panos recebe no próximo dia 25 de março (quarta-feira), pelas 15h00, a exposição de pranchas de banda desenhada sobre a figura histórica de Álvaro Gonçalves Coutinho - "O Magriço", lendário cavaleiro de Penedono (Viseu), da autoria de Pedro Emanuel.

25 de março de 2015

O interesse de Pedro Emanuel pela banda desenhada levou-o a criar em pranchas BD, que agora podem ser vistas nesta exposição, as aventuras de "O Magriço" e dos Doze de Inglaterra. Estes cavaleiros, originários das terras beirãs, formaram o grupo que partiu em demanda até Inglaterra, por alturas de 1390, para defenderem a honra de um grupo de doze damas inglesas ultrajadas. Deles destacava-se o “Magriço”, que se viria a notabilizar pela sua valentia e bravura em combate e em torneios.

Esta mostra, com a curadoria de António José Coelho (Quartzo Ed.), de Ana Maria Tavares Martins (DECA/UBI, CITAD, CIDEHUS) e Filipe Lacerda Neto (DECA/UBI), realiza-se com os apoios da Quartzo Editora, da Câmara Municipal de Penedono e do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI no âmbito da disciplina de Desenho II/2 do Mestrado Integrado em Arquitectura da UBI.

A exposição vai estar patente ao público entre os dias 25 de março e 24 de maio, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00, e a entrada é livre para a comunidade em geral.

Nota biográfica do Autor

Pedro Emanuel dos Santos Fernandes é natural da vila de Gonçalo, pertencente ao concelho da Guarda. Actualmente reside na cidade de Viseu onde exerce a sua actividade profissional. Formou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Posteriormente concluiu o Mestrado em Política Cultural Autárquica com a defesa da tese: “A Rota dos Sentidos” na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu percurso profissional tem-se desenvolvido enquanto professor do ensino secundário, leccionando as disciplinas de Filosofia e Psicologia e, enquanto formador no Instituto do Emprego e Formação Profissional, na área da educação e formação de adultos. Desde cedo se interessou pelos domínios da arte, nomeadamente no campo das artes plásticas, no desenho, na pintura e na ilustração, áreas onde tem desenvolvido, de forma autodidática, inúmeros trabalhos.
O ambiente natural, o ambiente construído, o gesto que o constrói, os rostos modelados no tempo, as tradições em vias de extinção são temas preferenciais assim como a natureza humana, a temporalidade, a finitude do ser e a efemeridade da beleza. O seu interesse desdobra-se, igualmente, por outras áreas como a filosofia política, existencial, antropologia filosófica, pela estética filosófica, pela astronomia e pela cosmologia. O seu interesse pela Banda Desenhada levou-o a criar, em pranchas de BD, as aventuras d’O Magriço e dos Doze de Inglaterra.
Presentemente encontra-se a preparar as pranchas de BD da história dos amores entre D. Tedo e a princesa Ardínia. Proximamente editará a peça de teatro intitulada O Guardador de Sonhos, escrita e ilustrada por si.

ver cartaz

Data última atualização: 2015-03-18