Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Prevenção da radicalização em contexto prisional reúne especialistas mundiais na UBI

Prevenção da radicalização em contexto prisional reúne especialistas mundiais na UBI

Nos dias 3 e 4 de novembro a UBI vai acolher os parceiros do projeto “R2PRIS Prevenção da Radicalização nas Prisões”, recentemente aprovado e financiado por fundos europeus, e promovido pelo BSAFE LAB Law Enforcement, Justice and Public Safety Lab da Universidade da Beira Interior.

EVENTO:

Ficheiro com o nome: prisoes

  De 03 a 04 de novembro de 2015

  Importar iCal

Partilha

A reunião de lançamento do projeto, que terá como anfitriões em Portugal o BSAFE Lab da UBI, a IPS_Innovative Prison Systems (Qualify Just) e a Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), contará com altos representantes de administrações penitenciárias europeias, de especialistas em matéria de segurança e contra-terrorismo, de centros de investigação de Portugal, Roménia, Noruega, Bélgica, Holanda e Turquia e de organizações internacionais (ICPA e EuroPris).

Os violentos ataques em Madrid (2004), Londres (2005), Glasgow (2007) e Estocolmo (2010), seguidos pelas tentativas frustradas em Copenhaga (2010) e Berlim (2011) e o recente ataque ao jornal Charlie Hebdo em França (2015) contribuíram para trazer de volta a questão do extremismo violento e da “radicalização” à agenda política Europeia. Fazer face à radicalização é hoje uma prioridade decisiva na luta contra o terrorismo.

A atualidade e importância deste tema levou a Presidência Luxemburguesa do Conselho da União Europeia e do Coordenador da Luta Antiterrorista da Comissão Europeia a reunir os Comissários Europeus, Ministros de Justiça e Diretores Gerais de administrações penitenciárias europeias no passado dia 19 de outubro, na Conferência ministerial "resposta da justiça à radicalização". O objetivo desta iniciativa é a coordenação de estratégias que promovam a prevenção da radicalização, a desmobilização e de-radicalização, prioridades já integradas na "Agenda Europeia para a Segurança" de 28 de abril de 2015, adotada pela Comissão Europeia, e constantes também da “Estratégia de Segurança Interna 2015-2020”, adotada pelo Conselho Europeu de 16 de junho de 2015.

Os sistemas prisionais desempenham aqui um importante papel no trabalho que realizam com reclusos radicalizados, invertendo essa situação e intervindo precocemente junto de reclusos em risco de serem recrutados e radicalizados durante a sua passagem pela prisão.
Em linha com as problemáticas atuais da radicalização dos reclusos nas prisões europeias, o projeto R2PRIS tem os seguintes objetivos:

-       Sensibilizar para o fenómeno da radicalização em contexto prisional; 

-       Desenvolver instrumentos para que as administrações prisionais e o pessoal penitenciário estejam aptos a reconhecer sinais de radicalização numa fase inicial;

-       Fornecer instrumentos para apoiar o pessoal penitenciário na comunicação com os serviços de inteligência;

-       Criar procedimentos para a filtragem e interpretação dos dados recebidos do pessoal penitenciário de forma adequada; 

-       Estabelecer programas e ferramentas de formação para que todos os funcionários em meio prisional respondam adequadamente a indivíduos vulneráveis ou em risco de radicalização.

 São membros do consócio R2PRIS o BSAFE LAB da UBI - promotor de projeto (http://bsafe.ubi.pt), a IPS_Innovative Prison Systems (www.prisonsystems.eu), o CRSP – Centro Romeno de Estudos Penitenciários, a ANP – Administração Penitenciária da Roménia, os Serviços Prisionais da Bélgica, o Kriminalomsorgen – Direção-Geral de Serviços Correcionais da Noruega, o CTEGM – Direção-Geral de Serviços Prisionais da Turquia, a Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (parceiro associado), a ICPA International Corrections and Prisons Association e o EuroPris The European Organisation of Prison and Correctional Services.

 O BSAFE LAB Law Enforcement, Justice and Public Safety Laboratory foi criado a partir da colaboração entre a UBI e a IPS_Innovative Prison Systems.

 De acordo com Nuno Garcia, docente do Departamento de Informática da UBI e coordenador do Conselho Executivo do BSAFE Lab – de que fazem também parte representantes da IPS_Innovative Prison Systems e da Microsoft Portugal - “trata-se de um laboratório interdisciplinar de investigação aberta, criado com o objetivo de aproximar a academia, as empresas e as organizações da administração pública,  de promover e desenvolver nova investigação e transferir tecnologia nas áreas da  aplicação da lei, da justiça e da segurança pública em áreas que vão das artes e humanidades, incluindo o direito, a história e a filosofia, a biologia e as ciências médicas, as ciências e as engenharias, incluindo as tecnologia de informação, e as ciências sociais, do comportamento e da educação”.

 Criado em meados de 2014, o BSAFE LAB conta já com a colaboração de investigadores associados originários de vários países, empresas, associações empresariais e organizações da administração pública. Apresentou mais de uma dezena e meia de candidaturas a financiamento, sempre em colaboração com administrações penitenciárias europeias, tendo em curso 4 projetos financiados pela UE com um valor global de financiamento superior a 1.2 milhões de euros” refere ainda este investigador e docente da UBI.

 

___________________________________

Conferência de imprensa: O projeto R2PRIS será apresentado numa aula aberta que decorrerá no dia 03 de Novembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas das 09:00 às 10:30.  Às 10:45h realizar-se-á uma conferência de imprensa na qual os representantes dos órgãos de comunicação social poderão interagir com os convidados.

 Aula aberta: “Radicalization: a challenge to European Societies – the role of penitentiary systems”

Abertura: Prof. Mário Raposo, vice-reitor da UBI

Apresentação: Pedro das Neves, IPS_Innovative Prison Systems

Mesa redonda: Siham Sidali (Noruega), Marian Stancovici e Adrian Neagoe (Roménia), Kirsten Hawlitschek (EuroPris), Gary Hill e Gabriel Dorin (ICPA), Florin Lobont (Centro de Investigação Penitenciária), Halil Ibrahim Dizman (Turquia), Jorge Monteiro (DGRSP).

Ficheiro com o nome: prisoes

  •   UBI

Data da última atualização: 2015-10-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.