Estão abertas a inscrições para o 2.º Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica (CNIEM), que vai ter lugar na Faculdade de Ciências da Saúde, a 19 de novembro. As propostas de comunicações orais ou pósteres devem ser enviadas até 15 de outubro, através do portal do Congresso.
As sessões plenárias do Congresso vão incidir em duas áreas:
- Entrustable Professional Activities (EPAs): as EPAs são a unidade mais atual de curricula baseados em competências, sendo definidas como “units of work that should only be entrusted upon a competent enough professional” (ten Cate & Scheele, 2007).
O que trazem de novo ao desenho de curricula baseados em competências na formação de médicos e outros profissionais de saúde?
- Implementation Science: é uma área de investigação que se preocupa com a translação para a prática da investigação em educação mais académica, procurando “to enable improved outcomes to be realized as quickly as possible by as many as possible”. (Price et al, 2015).
A que princípios e métodos recorre e que expectativas abre para a investigação em educação nas ciências da saúde?
O programa do evento prevê ainda a realização do workshop pré-conferência a 18 de novembro sobre Implementation Science, ou como aplicar à prática a investigação em Educação Médica. Para participar é necessário proceder a inscrição.
O Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica é um congresso bi-anual organizado por uma rede-multi-institucional de investigação em educação médica (RIEM). Destina-se a docentes do Ensino Superior e pós-graduado, profissionais de saúde, estudantes e investigadores.
Conta ainda com a participação de dois convidados estrangeiros: Liz Glidewell, docente do Institute of Health Sciences in inner-cite Leeds, no Reino Unido, e Reinier Hoff, anestesistan e responsável do Departamento de Emergência Médica no UMC Utrecht, na Holanda.
Tem como objetivos promover a investigação em educação na área das ciências da saúde; estimular e facilitar redes e parcerias; e promover a partilha da investigação neste domínio do saber.
Mais informação
Portal do CNIEM