O professor Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o  “pai” do satélite português vai estar na UBI. Doutor Honoris Causa pela UBI,  este antigo docente e investigador da instituição covilhanense é o orador  convidado de uma acção de solidariedade promovida pelo Rotary Clube da Covilhã.
“É o regresso à 
alma  mater”, começa por dizer Carvalho Rodrigues. O cientista português que  desenvolveu o satélite nacional “PoSat-1” colaborou com o Departamento de  Física da UBI e regressa agora à instituição como orador de uma conferência  promovida pelo Rotary Clube da Covilhã.
  Este doutor 
Honoris  Causa vai falar “numa instituição que sempre me ficou na memória” e  regressa “pela melhor das causas, a solidariedade”, sublinha. Carvalho  Rodrigues apresenta uma conferência intitulada “De Felicitas a Securitas – Um  Apelo”, que tem lugar no próximo dia 5 de Fevereiro, no Anfiteatro das Sessões  Solenes, na UBI.
 O evento, aberto a todos os interessados, serve também como  actividade de recolha de fundos para as vítimas do terramoto no Haiti. Vasco  Lino, presidente do Rotay Clube da Covilhã, acrescenta que “um dos princípios  orientadores dos rotários é o apoio à comunidade e o serviços aos que mais  precisam”. Perante a catástrofe que teve lugar no Haiti, os membros do Rotary  da Covilhã, que assinala o seu aniversário a 31 de Janeiro, decidiram por esta  iniciativa. “Em vez do tradicional jantar de aniversário, os fundos serão  canalizados para a causa”. Todos os interessados em dar o seu contributo podem  também fazê-lo durante a conferência de Carvalho Rodrigues. Uma iniciativa que  também tinha já sido promovida “aquando do tsunami na Ásia”, recorda Vasco Lino.
Para o “pai” do satélite português, este evento traduz “a  sociedade em que vivemos, uma sociedade próxima em que as catástrofes ocorridas  a milhares de quilómetros de distância também nos afectam e fazem com que todos  juntos ajudemos da melhor forma”. O doutor Honoris Causa pela UBI irá  apresentar uma conferência, “precisamente sobre o apoio e a solidariedade que  deve marcar as comunidades”. 
 A ideia de convidar o cientista português partiu do antigo  reitor da UBI, Manuel José dos Santos Silva. O convite foi feito “e aceite com  muito agrado pelo professor Carvalho Rodrigues”, sublinha. Para o antigo reitor  este é também um momento de grande significado académico, uma vez que um dos  mais prestigiados cientistas portugueses e um dos mais importantes nomes na  área da Física “vai estar na UBI”. Para além “da boa causa da actividade que  pretende recolher fundos e apoio para as vítimas do Haiti”, acrescenta Santos  Silva.
As verbas recolhidas no evento da próxima sexta-feira “serão  entregues à Rotary Foundation, dos Estados Unidos da América, que está a  trabalhar já no terreno e saberá dar seguimento ao montante”, explica Vasco  Lino. No cenário actual “afigura-se necessária a aquisição de todo o tipo de  produtos básicos, como água e alimentos, que é feita junto do local da  tragédia”, pelo que, o Rotary da Covilhã “irá apoiar com fundos monetários”,  acrescenta o presidente desta instituição.
Fonte: 
Jornal Urbi et Orbi