A Semana Internacional do Acesso Aberto prolonga-se até sábado, dia 29 de outubro, assinalada pela comunidade académica bem como nas várias instituições que promovem e beneficiam do Acesso Aberto. Estão a ser organizados programas vastos e diversificados dedicados à temática, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar a comunidade académica e a sociedade civil para o Acesso Aberto ao Conhecimento.
A iniciativa internacional é promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC), sendo o tema principal deste ano “Open Access in Action”. Em Portugal, o Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) está empenhado na elaboração e implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta (PNCA), assente no enunciado de que o Conhecimento é de Todos e para Todos.
Nesse sentido foi publicada a Resolução n.º 21/2016 que prevê a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial composto por representantes das instituições do sistema científico e tecnológico e de outras organizações relevantes, com o objetivo de apresentar uma proposta de plano estratégico para a implementação da PNCA. O MCTES criou também a página http://www.ciencia-aberta.pt/, que reúne informação, iniciativas e conteúdos formativos, tendo como público-alvo todos os agentes envolvidos no sistema científico nacional e a sociedade em geral.
Na lógica dos princípios da Ciência Aberta este é um projeto colaborativo, em desenvolvimento, feito para a comunidade e com a comunidade.