Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. XV Simpósio de História Marítima

XV Simpósio de História Marítima

O evento acontece em novembro, e tem como subtema a contratação de Manuel Pessanha como Almirante por D. Dinis.

EVENTO:

  De 14 a 16 de novembro de 2017

  Fora da UBI

  Importar iCal

Partilha

O evento conta com a participação do docente da UBI, Alexandre António da Costa Luís, e tem como tema a contratação de Manuel Pessanha como Almirante por D. Dinis.

A Academia de Marinha promove entre os dias 14 e 16 de novembro o XV Simpósio de História Marítima, dedicado ao tema “O Mar como Futuro de Portugal – a propósito da contratação de Manuel Pessanha como Almirante por D. Dinis”. Participam membros da Academia, estudiosos e investigadores nacionais e estrangeiros, entre os quais Alexandre António da Costa Luís, docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI.

As balizas cronológicas aceites para os assuntos a tratar nas comunicações foram o início do reinado de D. Sancho II (1223) e o final da regência do Infante D. Pedro (1448). Essencialmente, no período de 225 anos em apreço, importa reportar ao reinado de D. Dinis, sendo que os anteriores se venham a considerar como antecedentes e os posteriores como consequências. A efeméride assinalada em subtítulo merecerá, ainda, que se preste uma atenção especial à evolução do título de almirante e de outros cargos e às suas atribuições na hierarquia naval.

Para informação
Contactos: Telefones: 210 984 708 / 710 | e-mail: secretariadoxvsimposiohm@gmail.com | academia.marinha@marinha.pt | academia.marinha.pt

  •   UBI

Data da última atualização: 2017-11-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.