Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. “Oficina de propriedade Intelectual” no Ciclo de Seminários INESPO III

“Oficina de propriedade Intelectual” no Ciclo de Seminários INESPO III

Nuno Lourenço, CEO & Founder Today Patents, vai abordar “Oficina de propriedade Intelectual”.

EVENTO:

  10 de outubro de 2019

  Importar iCal

Partilha

O Ciclo de Seminários INESPO III tem início a 10 de outubro (quinta-feira), com uma sessão que tem como tema “Oficina de propriedade Intelectual”. O principal interveniente da iniciativa é Nuno Lourenço, CEO & Founder Today Patents.

A sessão realiza-se na Faculdade de Ciências da Saúde (Sala Convencional 1), a partir das 14h00.

Este é o primeiro de quatro seminários de um ciclo que termina a 6 de novembro.

Os workshops são gratuitos, mediante inscrição (para o e-mail edgar.nave@ubi.pt), destinando-se preferencialmente a investigadores das mais diversas áreas e Spin Offs.
Estes seminários realizam-se no âmbito do projeto INESPO III, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
O ciclo de workshops dita o encerramento do INESPO III, projeto liderado e coordenado pela UBI, que integra várias universidades das regiões do Centro de Portugal e de Castilla y León, de Espanha.


Ciclo de Seminários INESPO III

10 Outubro | Oficina de propriedade Intelectual
> Nuno Lourenço - CEO & Founder Today Patents

1 - Dossiê de tecnologia a valorizar
1.1 Patentes
1.2 Know-how
1.3 Segredos de Negócio

2 - Comparação entre a tecnologia a valorizar
2.1 Confidencialidade
2.2 Infracção
2.3 Freedom to operate

3 - Potenciais aplicações e as principais tecnologias concorrentes
3.1 Bases de Dados
3.2 Pesquisas
3.3 Análise de resultados

Sobre a Today Patents
É uma consultora reconhecida pelos clientes de todo o mundo pelas competências e qualificações em Portugal e na Europa. O seu foco é direccionado para a dedicação e proximidade, resultando em sucessos diários e superação de metas. As áreas core são registo de patentes, registo de Trade Marks e proteção de Design.
Fundada pelo CEO Nuno Lourenço, apresenta os seguintes números: 12 anos de existência, trabalho realizado em mais de 100 países, mais de 50.000 processos geridos e recomendações múltiplas de clientes de todo o mundo.  


24 Outubro | Workshop de Comunicação de Ciência e Tecnologia
> David Marçal

Objetivo:
Desenvolver competências de iteração com jornalistas

Sinopse:
Como aproveitar a oportunidade de falar com jornalistas Os contactos com a comunicação social podem ser frustrantes. Por vezes os entrevistados não se revêem naquilo que é publicado, por ser dado destaque a um aspecto considerado secundário ou mesmo por ser apresentada uma visão equívoca daquilo que se pretende transmitir. Em geral culpam-se os jornalistas, vira-se costas ao assunto e descarta-se o facto de se ter perdido uma oportunidade. Mas neste tempo de redes sociais a comunicação social tradicional ainda é muito importante para a afirmação pública de pessoas, ideias e empresas. Não se podendo controlar inteiramente o resultado das interacções com os jornalistas, esse resultado é uma responsabilidade partilhada entre o jornalista e o entrevistado. Tendo como base a sua experiência de trabalho nos meios de comunicação social (colaboro com jornais e revistas desde 1993) e como entrevistado (tenho dezenas de interacções por ano com jornalistas) irei apresentar um conjunto de ideias e dicas para tirar o melhor partido da oportunidade que representam os contactos com a comunicação social. É proposto um exercício escrito, realizado em grupo.

Sobre David Marçal
Doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Redactor científico na Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, coordenador da rede GPS.PT (Global Portuguese Scientists) e colaborador habitual do jornal Público. Foi cientista na empresa farmacêutica Hovione FarmaCiência e investigador em bioquímica estrutural no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa. Autor do Inimigo Público, redactor da revista Kulto e jornalista de ciência no jornal Público (no âmbito do programa “Cientistas na redacção”). Coordenador dos Cientistas de Pé, um grupo de stand-up comedy formado por investigadores científicos. Autor de várias peças de teatro e programas de televisão sobre ciência.
Ganhou os Prémio Químicos Jovens 2010, (pela Sociedade Portuguesa de Química), o Prémio Ideias Verdes 2010 (pela Fundação Luso e pelo Jornal Expresso) e o Prémio COMCEPT 2014 (da Comunidade Céptica Portuguesa).


30 Outubro | Workshop de Valorização de Tecnologia - Inovação aberta e interactiva: o novo paradigma da transferência tecnológica
> Francisco Pizarro - FUNDECYT
(a aguardar envio do programa)


6 Novembro | Processo de Negociação de um acordo de licenciamento
> Nuno Lourenço, Today Patents

1 - Sistema de gestão e proteção da propriedade intelectual
1.1 Gestão do Conhecimento
1.2 Modalidades para Proteção
1.3 Definição de Estratégia

2 - Diferentes tipos de acordos utilizados para a transferência de tecnologia
2.1 Conceito de Contratos
2.2 Estrutura Base
2.3 Licenciamento

Data da última atualização: 2019-10-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.