Promover, valorizar e revelar a identidade em estado puro das aldeias de montanha do concelho da Covilhã são os objetivos da segunda edição da iniciativa “A Montanha Desce à Cidade”, agendada para os dias 4 e 5 de janeiro (sábado e domingo), na Praça do Município, em frente aos Paços do Concelho, das 10h00 às 19h00.
Está previsto um vasto conjunto de atividades sob o mote do “retorno ao mundo natural”, enquadradas na programação do “Natal Com Arte” e na celebração do Dia de Reis.
“A Montanha Desce à Cidade com os Reis” é um evento para dar a conhecer o artesanato e os sabores da Serra, os jogos tradicionais como o jogo do arco, a corrida de cântaros, o jogo do burro e da malha, entre outros.
A animação e a música popular vão ser uma constante com atuações de grupos de todas as freguesias de montanha.
De destacar também a apresentação do Roteiro “Terras de Volfrâmio e Estanho – História e Memórias das Comunidades Mineiras” como um exemplo do que a Autarquia pretende concretizar noutros pontos do concelho: investir na promoção do património industrial com a dupla função de atrair turistas com um produto diferenciado e enriquecer culturalmente as populações, recuperando património material e imaterial.
Vão associar-se à festa vários grupos musicais do concelho no “Canto das Janeiras”, às 16h00, do dia 4 de janeiro, o “Concerto de Reis”, a realizar na Igreja da Misericórdia, pelas 15h00 do dia 5, e o “Concerto de Reis”, da Orquestra Sem Fronteiras, às 17h00 do mesmo dia, na Igreja de São Tiago.
