Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Museu de Lanifícios lança revista digital e mostra-se em vídeo

Museu de Lanifícios lança revista digital e mostra-se em vídeo

Apesar de encerrado devido ao estado de emergência, o Museu promove iniciativas no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2020.

EVENTO:

  18 de abril de 2020

  Importar iCal

Partilha

O Museu de Lanifícios (MUSLAN) da Universidade da Beira Interior assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2020, que se celebra a 18 de abril, com a lançamento da revista “ubimuseum”.

Através do n.º 5 (2018-2019) da publicação, disponível em formato digital, são apresentados novos trabalhos de investigação sobre a história dos lanifícios e da assistência social.

A revista dá a conhecer as atas do congresso “A Misericórdia do Fundão: 500 Anos de Solidariedade”, que teve lugar no Fundão em 2017, com comunicações de académicos prestigiados sobre a história da assistência em Portugal.

Salienta-se, na segunda parte da “ubimuseum”, três artigos da autoria dos anteriores diretores do Museu de Lanifícios (Elisa Calado Pinheiro e António dos Santos Pereira), que dão continuidade à linha editorial desta publicação digital, para uma mais plena compreensão das dinâmicas económicas, sociais e culturais da região em que o MUSLAN está implantado.

Apesar de encerrado devido à pandemia da COVID-19, o espaço museológico convida ainda a comunidade a visitá-lo através de imagens, através do visionamento de dois trabalhos de audiovisual: “Em Busca do Museu Desconhecido”, da RTP, e um filme produzido pelo próprio MUSLAN.

episódio 3 de “Em Busca do Museu Desconhecido” sobre o Museu de Lanifícios, foi emitido em 25 de novembro de 2019, na RTP1 e na RTP3. Produzido no âmbito de uma série documental sobre museus nacionais, tem autoria das jornalistas Margarida Mettelo e Sofia Leite.

Em cinco minutos, através de uma visita guiada aos dois núcleos museológicos do MUSLAN (Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga), conta-se uma narrativa plena de pessoas e de lugares, de acontecimentos e de inovações tecnológicas, que transformaram os modos de produção, desde a oficina doméstica à manufactura e até à fábrica, e mudaram o curso da história. .

Outra proposta é o filme com cerca de 9 minutos, da autoria de Paula Fernandes, Técnica Superior do Museu de Lanifícios e produção do CREA – Centro de Recursos do Ensino e da Aprendizagem, em 2012, que permite uma visita virtual ao Museu de Lanifícios.

Dá a conhecer os dois edifícios patrimoniais onde estão instaladas as duas exposições permanentes que apresentam os testemunhos materiais de uma indústria, a dos lanifícios, e o processo de industrialização ocorrido na Covilhã e na região da serra da Estrela nos séculos XVIII-XX.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 1982 pelo ICOMOS com o objetivo de promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património nacional, alertando simultaneamente para a necessidade da sua conservação e proteção e para a sua vulnerabilidade.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, divulga o tema “Património Partilhado – Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada” para celebrar esta data, que, embora decorra num quadro de graves contingências para os museus de todo o mundo provocadas pelo surto COVID-19, deve permanecer inalterado o envolvimento com as comunidades. “Este é um tempo de partilha, de resistir através da cultura, da união e da imaginação, e o património é, sempre, um fator de identidade, de esperança e de criação”, segundo a DGPC.

Mais informação
Programa nacional do DIMS no Website da DGPC

Data da última atualização: 2020-04-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.