Criatividade é em Grupo foi o Pitch da Designer Fátima Lanhoso Vieira, baseada na Guarda, que pôs em evidência a utilização das técnicas de Dinamização de Grupo em processos criativos, relatando ainda resultados do seu trabalho de investigação no mestrado em design industrial tecnológico, em colaboração com Denis Coelho, professor da UBI sobre o efeito da dinâmica de grupo na novidade e na variedade dos resultados de ideação. Fátima Vieira mostrou como a dinâmica de grupo precedendo o processo de ideação individual promove o aumento da novidade da ideação (definida a novidade como a medida em que cada ideia gerada expande o espaço de design), o que é compensado pelo decréscimo da variedade (definida como a medida em que um conjunto de ideias explora o espaço de design). O debate que se seguiu foi participado por empresários e criativos visitantes da feira. Fátima Vieira (fatimalanhoso1964@gmail.com) é uma consultora especializada em dinamização de grupos e estimulação do processo criativo em empresas, que já tem créditos firmados nesta área de intervenção e que disponibiliza os seus serviços a empresas e associações.
O Designer Tiago Carrola mostrou no espaço Plateau Pitch como se pode aplicar o design sistémico à identificação de pontos críticos em processos produtivos fortemente ligados ao território e à tradição, numa ótica de sustentabilidade e direcionada para a inovação com vista à melhoria de eficiência nas atuais condições exigentes de funcionamento dos mercados globais. Como conferir visibilidade ao Queijo Serra da Estrela DOP, respeitando os requisitos do caderno de especificações do selo DOP, não chocando com a tradição ancestral da manufatura deste queijo que é porta estandarte de uma região de Portugal e ao mesmo tempo melhorando a eficiência da sua produção? Este foi o desafio que o Designer Tiago Carrola aceitou desenvolver em colaboração com a ESTRELACOOP, a Universidade da Beira Interior e várias queijarias especializadas de diversas escalas. A análise sistémica desenvolvida em colaboração com o docente da UBI Denis Coelho permitiu identificar um conjunto de uma dezena de oportunidades para intervir neste processo, tendo já sido postos em marcha processos de desenvolvimento do produto e de ferramentas de processo tecnológico com vista a afrontar os pontos críticos descobertos pela análise sistémica. O Designer Tiago Carrola (tepcarrola@gmail.com) baseado em Belmonte, é um criativo multifacetado, hábil na articulação entre diversos atores, com vista a processos de melhoria que extravasam as fronteiras de organizações, articulando colaboração interorganizacional a vários níveis de design de imagem, de produto e de processo, como demonstrou na FIL, relativamente à sua atividade na fileira do Queijo Serra da Estrela DOP.
O crowdsourcing (ou abastecimento na multidão) é um novo paradigma de design de produtos de modo social que foi analisado por um conjunto de investigadores da Universidade da Beira Interior, liderado por Denis Coelho. Recorrendo à técnica de grupo de foco, e ainda a um questionário de âmbito internacional, a equipa da UBI especializada em design industrial tecnológico, fez o levantamento das oportunidades e dos riscos para os designers deste fenómeno de expressividade crescente e potencialmente disruptivo do modo dominante de desenvolvimento de produtos para o mercado. As preocupações suscitadas por este fenómeno prendem-se com a potencial democratização do processo de desenvolvimento de produtos podendo este ser alcançado por pessoas sem formação especializada, desgastando assim o que de outro modo já poderia ser considerado um mercado de oportunidades escasso. Contudo, os designers envolvidos no estudo que já participam neste tipo de processos, têm uma opinião contrária, uma vez que reconhecem benefícios aos designers participantes, que lhes são conferidos pela sua formação especializada que os coloca em posição de vantagem relativamente aos restantes membros da "multidão". A investigação da UBI mostrou ainda que o aumento de organizações dedicadas ao crowdsourcing para desenvolvimento de produtos tem, contrariamente ao que seria de esperar, criado oportunidades de contratação de designers industriais especializados em tecnologia mecatrónica (eletrónica, robótica, mecânica e materiais) nos quadros das empresas. O debate que se seguiu permitiu concluir que o crowdsourcing proporciona oportunidades múltiplas aos designers industriais especializados nas tecnologias referidas.
Júlio Londrim, Designer e Arquiteto apresentou uma comunicação que abordou como o design e a arquitetura podem ajudar a criar uma mais valia social e económica, e, também mitigar os impactos ambientais negativos criados pela globalização económica nos países em desenvolvimento. Onde conceitos de community empowerment e a aplicação das appropriate technology são ferramentas de projeto determinantes para o desenvolvimento sustentável das populações autóctones das zonas rurais.
Madalena Pereira, Diretora do Mestrado em Design de Moda apresentou um projeto mobilizador QREN - Hightech Fashion, liderado pela TMG e com o apoio do CITEVE onde uma equipa da UBI participa em parceria com uma empresa Têxtil da região - FITECOM com objetivo de desenvolver produtos de design têxtil e moda, com conceitos de modularidade e sustentabilidade e de valor acrescentado aplicados aos acessórios de moda destinados ao mercado nacional e internacional. Um exemplo de ligação Indústria - Universidade.
Para além destas atividades das UBI esteve presente com um espaço - UBICRIATIVA, durante os 3 dias do Festival onde apresentou trabalhos ligados aos cursos de Arquitetura, Design Industrial, Design Industrial Tecnológico, Cinema, Design Multimédia, Design de Moda e Branding e Design de Moda.
Contactos:
Fátima Lanhoso: fatimalanhoso1964@gmail.com
Tiago Carrola: tepcarrola@gmail.com
Júlio Londrim: julio.londrim@gmail.com | +351 918242629
Denis Coelho: denis.a.coelho@gmail.com |+351 964476887
Madalena Pereira: ubicriativa@gmail.com | +351 916707831
Fonte: Festival In